Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 chega oficialmente a 20 de maio

Rui Bacelar
Comentar

A norte-americana Qualcomm confirmou a data de apresentação do seu próximo processador de gama média / alta. Será, com efeito, a 20 de maio que ficaremos a conhecer o chipset Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 que promete mudar o paradigma para este segmento de mercado de dispositivos móveis.

Será, assim, uma das maiores apresentações da tecnológica após termos ficado a conhecer o Snapdragon 8 Gen 1 no final de 2021. Em simultâneo, além do novo processador de gama média / alta também deveremos ficar a conhecer o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus, aprimorado para o segundo semestre do ano.

Qualcomm marca o dia 20 na sua agenda de apresentações

Officially Confirmed ☑️Snapdragon event on 20 May, 2022.Following chipsets announcement expected.1. Snapdragon 7 Gen 12. Snapdragon 8 Gen1+#Qualcomm #Snapdragon #SnapdragonSummit pic.twitter.com/exnhBzorK7

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 16 de maio de 2022

O anúncio marcará o início de uma nova era no seio da Qualcomm, mudando-se desde logo o esquema de nomes para os processadores mais importantes da empresa. Como tal, esta mudança impactará o mercado de dispositivos móveis e, consequentemente, o consumidor de smartphones.

Portanto, dentro de alguns meses, na eventualidade de estarem à procura de um novo smartphone de gama média / alta, saberão que o novo Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 é um dos processadores a ter em consideração. Até ao momento, de acordo com as fugas de informação, as suas caraterísticas serão muito próximas do atual topo de gama Snapdragon 8 Gen 1.

Mais concretamente, no Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 contamos com núcleos ARM Cortex A710, bem como núcleos Cortex A510. A frequência de processamento será de 2,3 GHz e 1,8 GHz, respetivamente. Além disso, contará com a gráfica Adreno 662 GPU.

Teremos também o Snapdragon 8 Gen 1 Plus

Snapdragon 8 Gen 1 Plus, Snapdragon 7 Gen 1 coming up real soon now.Brands are also supposedly going to tease their upcoming smartphones powered by these chipsets alongside the launch.#Snapdragon #Snapdragon8Gen1Plus pic.twitter.com/8QvnC5pN0s

— Mukul Sharma (@stufflistings) 11 de maio de 2022

A par do novo SoC de gama média / alta teremos também o Snapdragon 8 Gen 1 Plus da Qualcomm como novo topo de gama. Será, ao que tudo indica, um chipset construído segundo a litografia de 4 nm da TSMC, ao invés do processo da Samsung a 4 nm.

Para o consumidor, o novo chipset trará ligeiras melhorias face à geração atual apresentada no final de 2021. Além disso, terá uma configuração de núcleos de 1 + 3 + 4 onde se destaca o super núcleo Cortex X2 a 2,99 GHz. Terá também 3 núcleos Cortex A710 e quatro núcleos Cortex A510 para as tarefas menos exigentes.

Aguardamos, por fim, pela apresentação oficial dos novos "motores" para o mercado de dispositivos móveis, a integrar a próxima geração de smartphones Android em finais de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com