Qualcomm apresenta o novo Snapdragon 636

Rui Bacelar
Qualcomm Snapdragon 636
Foi hoje apresentado um novo processador de gama média

Depois de ainda há poucos meses atrás ter apresentado o Snapdragon 630, plataforma móvel (SoC) de gama média e também o Snapdragon 660 de gama média-alta que podemos encontrar por exemplo no Motorola Moto X4, a Qualcomm resolveu melhorar consideravelmente este motor e apresentar-nos o novo Snapdragon 636.

Vê ainda: Huawei Mate 10 Lite é oficializado com ecrã 18:9 e quatro câmaras

A grande razão que terá motivado o lançamento deste novo processador para dispositivos móveis prende-se com a utilização de núcelos ARM Kryo. Mais concretamente, utiliza os mesmos núcleos Kryo 260 que podemos encontrar no SD 660, um processador ligeiramente superior.

Segundo a própria Qualcomm o seu novo motor será capaz de proporcionar uma performance e desempenho 40% superior face ao modelo anterior, o SD 630 que utiliza os núcleos de CPU ARM Cortex A53, claramente mais genéricos.

Especificações do novo Qualcomm Snapdragon 636:

ModemSnapdragon X12 LTE
CPU8x Kryo 260 cores, 64-bit, até 1.8GHz
GPU (Gráfica)Adreno 509
Wi-Fi802.11ac Wave 2, 802.11n, 802.11a/b/g
Bluetooth5.0
RAMDual-channel LPDDR4, up to 8GB
NFCSuportado
USBAté 3.1
Ecrã / TelaFull-HD+ (18:9) suportado, 1080p para ecrãs externos
CarregamentoQuickCharge 4
ÁudioaptX, Aqstic
Litografia14nm

Ainda segundo a Qualcomm, este novo motor utiliza a mesma disposição de Pinos (conectores) do Snapdragon 660 e SD 630 portanto isto significa que toda e qualquer construtora poderá utilizar este novo processador sem ter que fazer grandes mudanças na organização das suas motherboards.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

O novo SoC da Qualcomm chegará aos mercados a partir de novembro de 2017 portanto podermos ver ainda este ano alguns smartphones / tablets, com este novo motor e claro, em 2018 tornar-se-á bastante mais popular.

Outros assuntos relevantes:

Nova Launcher está ainda mais parecido com o Google Pixel 2

KRACK – LineageOS atualiza as suas ROM’s face a esta ameaça via Wi-Fi

KRACK – a nova ameaça afeta qualquer dispositivo com Wi-Fi, até Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).