Qualcomm garante o 5G nos smartphones económicos de 2020

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O futuro passa pelo padrão de redes 5G. Uma nova realidade que já está na agenda da Qualcomm, uma das maiores fabricantes mundiais de processadores e componentes para smartphones. Aliás, já em 2020 assistiremos ao "boom" da nova geração.

Fomos introduzidos a esta tendência no início do ano e agora, na IFA 2019, a Qualcomm confirmou os seus planos com vista a dotar virtualmente todos os seus novos processadores com suporte para o padrão que vem substituir o 4G LTE.

O 5G será a norma nos smartphones de gama média

Nas linhas 6xx, 7xx e 8xx, todos os próximos SoCs terão conetividade 5G. Isto significa que os smartphones que empreguem as suas soluções estarão assim capacitados para tirar proveito das novas velocidades em tráfego de dados.

Isto trará benefícios imediatos, para os países, redes e operadoras que já disponibilizem este padrão, além de benefícios futuros, tornando os smartphones "à prova de futuro", capacitando-os para os próximos anos.

O que atualmente é uma novidade e um luxo reservado para os smartphones topo de gama, em 2020 será a norma. A norte-americana Qualcomm afirmou que todos os próximos chipsets de gama média, gama média/alta e gama alta já suportarão as redes 5G.

Deixará também de ser necessário um modem separado para garantir a conetividade 5G. Isto significa que smartphones mais baratos, ou genericamente mais acessíveis, também vão poder passar a incorporar esta ligação.

O compromisso da Qualcomm para 2020

As revelações foram feitas durante o certame IFA 2019, atualmente a decorrer em Berlim. Aí, a tecnológica norte-americana debruçou-se sobre o futuro, referindo um "5G para todos". Ou pelo menos, os que usem as suas soluções.

A medida enquadra-se na recente pauta da empresa, querendo trazer soluções mais capazes para smartphones e produtos mais económicos. Prova disso é a existência da linha Snapdragon 7xx dos seus processadores.

Aliás, a tecnológica deu também a saber que agilizará a chegada destas soluções às fabricantes, acelerando o volume de processadores pronto para o mercado. Chegam no último trimestre de 2019, pelo que os primeiros smartphones com estes SoCs chegarão no primeiro trimestre de 2020.

A gama média é o novo "luxo"

São já 12 as fabricantes que utilização chips da linha Snapdragon 7xx. Da Redmi à Vivo, passando pela Motorola, HMD Global (Nokia), além da OPPO e da Realme, competindo todas elas neste segmento disputado de mercado. Já a atual líder de mercado, Samsung também já tem soluções para trazer o 5G a mais consumidores.

Já os processadores da linha Snapdragon 6xx com conetividade 5G chegarão na segunda metade de 2020. Apesar da demora, tornarão possível o desenvolvimento de soluções e smartphones ainda mais económicos e igualmente preparados para o 5G.

Numa outra tónica, se estás interessado nos próximo Snapdragon da linha 8xx, terás que esperar até ao fim de 2019.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.