Qualcomm diz: "Smartphone com 100MP de câmara chega em 2019"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Qualcomm referiu oficialmente que o primeiro smartphone com 64MP e 100MP chegarão em 2019. Uma afirmação forte e que nos deixa a pensar o quão os smartphones estão a evoluir de uma forma formidável.

Cada vez mais os utilizadores deixam a câmara fotográfica de lado e levam apenas o seu smartphone no bolso. Ainda que prefira as fotografias da minha DSLR, tenho de admitir que os smartphones são mais convincentes pela sua conveniência e tamanho.

Com o primeiro smartphone com 48MP a ser lançado no ano passado com os sensores da Sony e da Samsung, a Qualcomm prevê que o primeiro smartphone com 64MP e 100MP chegará ainda em 2019. A verdade é que os seus processadores já estão preparados para tal.

Processadores Qualcomm suportam sensores até 192MP

Os processadores Qualcomm Snapdragon 660, 670, 675, 710, 845, 855 já conseguem ter sensores até 192MP, porém, com um pequeno senão. Os processadores não conseguem tirar múltiplas fotografias de grande resolução e combinar para uma melhor fotografia. Em vez disso, conseguem apenas tirar uma fotografia com grande resolução. Ainda assim, impressionante.

Os sensores de 48MP dos smartphones neste momento tiram 4 fotografias para construir uma melhor com 48MP no total. Ou seja, acredita-se que o próximo passo sejam sensores de 64MP que tiram 4 fotografias de 16MP para criar uma imagem.

De acordo com as informações, a Samsung deverá ser a primeira a lançar sensores de 64MP e 100MP para o smartphone. Ainda que não se saiba muito sobre estes novos sensores, acredita-se que cheguem para os smartphones já no final de 2019. Contudo, espera que sejam múltiplas fabricantes a utilizar estes sensores.

Embora seja a Samsung a lançar os sensores fotográficos, a marca sul-coreana também os vende e não faz questão de ser a primeira a revelar os novos componentes nos seus smartphones.

Esta informação vale o que vale. A Qualcomm está a prever o mercado para 2019 e sinceramente não me parece que estejam errados. Afinal de contas eles sabem exatamente o que os fabricantes procuram.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome para Android tem novo design nas multi-janelas
  • Patente da Google revela smartphone dobrável
  • Tesla lança o Model Y, o seu modelo mais compacto

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.