Qualcomm revela quando chegará a próxima versão do Windows

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Com a expectativa existente sobre o futuro do Windows, a Qualcomm acaba de anunciar um dado muito importante. A boa-nova chega-nos através de Cristiano Amon que afirma que a próxima grande atualização chegará em meados de 2024.

Estas declarações foram proferidas pelo executivo durante uma conferência com os investidores da empresa. Aí, ele referiu que lançará o novo processador Snapdragon X Elite aquando da próxima grande atualização do Windows.

Será o Windows 12 ou apenas uma grande atualização para o Windows 11?

Esta é a questão que impera quando falamos no futuro do sistema operativo da Microsoft. Se uns acreditam no lançamento do Windows 12, outros falam apenas na atualização 24H2 para o Windows 11.

Windows

Infelizmente, Amon não esclareceu esse tema, mas avança com um intervalo temporal para o seu lançamento. E as suas afirmações coincidem com aquilo que outros rumores têm avançado.

A tese mais consensual dá conta do lançamento da tão aguardada atualização para o Windows em junho. Já os detalhes da mesma ainda não estão bem esclarecidos para o público.

O Snapdragon Elite X será o próximo grande processador da Qualcomm para o segmento da informática. E tal como a próxima versão do Windows, este SoC terá um grande foco no segmento da Inteligência Artificial (IA).

Tal tecnologia será certamente uma das grandes novidades do Windows 11 24H2 ou Windows 12. Independentemente do nome escolhido pela Microsoft, a empresa prepara uma maior integração da IA no seu software.

As declarações de Cristiano Amon são vistas com grande credibilidade devido à proximidade que o executivo tem com este mercado. É altamente improvável que Amon esteja mal-informado sobre os planos da Microsoft, sobretudo quando a Qualcomm encontra-se a desenvolver um produto com integração no software e equipamentos da empresa.

Já o que o executivo quer dizer com “grande atualização” deixa margem para diferentes interpretações. Sendo o Snapdragon Elite X um processador de arquitetura ARM, há ainda a possibilidade de haver um reforço da aposta da Microsoft nessa plataforma.

No caso de ser o Windows 12, não deverá tardar até que a Microsoft faça algum anúncio. Recordo que a empresa anunciou o Windows 11 cinco meses antes do seu lançamento e o Windows 10 foi revelado com quase um ano de antecedência.

Caso seja a atualização 24H2 para o Windows 11, também deveremos ficar a conhecer alguns dos seus pormenores em breve. O evento Microsoft Build 2024 deverá acontecer em maio, onde é possível que sejam esclarecidos todos os pormenores sobre o futuro do Windows.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.