Qualcomm responde às acusações da Mediatek sobre batota nos benchmarks

Bruno Coelho
Comentar

Depois de ser acusada de fazer “batota” nas pontuações de benchmarks, permitindo deliberadamente que as fabricantes usassem um “modo desportivo”, a Mediatek afirmou que a sua “principal concorrente” fazia o mesmo.

Em declarações ao Android Authority, a Qualcomm já veio desmentir categoricamente estas acusações. Em comunicado, a empresa refere que não coloca as apps de benchmark numa “lista branca”, privilegiando-as.

“A lista branca refere-se à técnica de usar o nome de uma app de forma a determinar se um dispositivo deve ser colocado em modo de aprimoramento de performance”, explica a Qualcomm.

“A ação de colocar em lista branca uma app de benchmark é geralmente considerada pela indústria como batota, já que vai contra o propósito de um benchmark, que é refletir a experiência do utilizador no dia a dia. A Qualcomm não coloca apps em lista branca”, afirmam.

De recordar que na última semana a Mediatek foi acusada pelo site Anandtech de mentir nas pontuações de benchmarks. Isto porque a fonte tinha um Oppo Reno 3 Pro com o processador Helio P95 e um Oppo Reno 3 com o Helio Dimensity 1000L. E após o primeiro modelo ultrapassar o Oppo Reno 3 na plataforma PCMark começaram as suspeitas.

Depois de repetido o teste com uma versão modificada, a performance do equipamento caiu em cerca de 30%. Foi aí que descobriram que o smartphone contava com um “modo desportivo”, possivelmente destinado para adulterar estes testes e fazer overclock momentâneo.

Mediatek afirma que cumpre todos os padrões do mercado

Em resposta a estas acusações, a Mediatek afirmou cumprir todos os padrões do mercado. A empresa foi mesmo mais além ao dizer que são as fabricantes de smartphones que adicionam estes modos. No entanto, acabaria por dizer que a sua concorrente direta fazia o mesmo, que é agora negado pela Qualcomm.

Editores 4gnews recomendam:

  • MediaTek acusada de mentir nos testes de benchmark
  • Xiaomi Mi 10 Pro fora do top 5 de smartphones mais fluidos da atualidade. Estes são os 10 primeiros
  • Xiaomi Mi 10 Pro e Galaxy S20 Ultra não são os mais potentes da atualidade. Conhece o top 10
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.