Qualcomm responde às acusações da Mediatek sobre batota nos benchmarks

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de ser acusada de fazer “batota” nas pontuações de benchmarks, permitindo deliberadamente que as fabricantes usassem um “modo desportivo”, a Mediatek afirmou que a sua “principal concorrente” fazia o mesmo.

Em declarações ao Android Authority, a Qualcomm já veio desmentir categoricamente estas acusações. Em comunicado, a empresa refere que não coloca as apps de benchmark numa “lista branca”, privilegiando-as.

“A lista branca refere-se à técnica de usar o nome de uma app de forma a determinar se um dispositivo deve ser colocado em modo de aprimoramento de performance”, explica a Qualcomm.

“A ação de colocar em lista branca uma app de benchmark é geralmente considerada pela indústria como batota, já que vai contra o propósito de um benchmark, que é refletir a experiência do utilizador no dia a dia. A Qualcomm não coloca apps em lista branca”, afirmam.

De recordar que na última semana a Mediatek foi acusada pelo site Anandtech de mentir nas pontuações de benchmarks. Isto porque a fonte tinha um Oppo Reno 3 Pro com o processador Helio P95 e um Oppo Reno 3 com o Helio Dimensity 1000L. E após o primeiro modelo ultrapassar o Oppo Reno 3 na plataforma PCMark começaram as suspeitas.

Depois de repetido o teste com uma versão modificada, a performance do equipamento caiu em cerca de 30%. Foi aí que descobriram que o smartphone contava com um “modo desportivo”, possivelmente destinado para adulterar estes testes e fazer overclock momentâneo.

Mediatek afirma que cumpre todos os padrões do mercado

Em resposta a estas acusações, a Mediatek afirmou cumprir todos os padrões do mercado. A empresa foi mesmo mais além ao dizer que são as fabricantes de smartphones que adicionam estes modos. No entanto, acabaria por dizer que a sua concorrente direta fazia o mesmo, que é agora negado pela Qualcomm.

Editores 4gnews recomendam:

  • MediaTek acusada de mentir nos testes de benchmark
  • Xiaomi Mi 10 Pro fora do top 5 de smartphones mais fluidos da atualidade. Estes são os 10 primeiros
  • Xiaomi Mi 10 Pro e Galaxy S20 Ultra não são os mais potentes da atualidade. Conhece o top 10
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.