Qualcomm publica os benchmarks oficiais do Snapdragon 888

Rui Bacelar
Comentar

O primeiro leque de smartphones Android equipados com o processador Snapdragon 888 só chegarão ao mercado em 2021, mas até lá já ficamos a saber o "verdadeiro poder" do novo SoC da Qualcomm. Estes são os benchmarks oficiais publicados pela empresa.

Dito isto, serve esta publicação como ponto de referência para quem queira comparar o desempenho genérico do novo processador de topo. Vale ainda apontar que este ano, devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19, a Qualcomm não chegou a disponibilizar smartphones de teste, construídos exclusivamente para dar a conhecer o mais recente SoC da empresa.

Os benchmarks oficiais da Qualcomm

benchmarks Qualcomm
Dados e valores referência partilhados recentemente pela Qualcomm-

Os números foram avançados pela própria Qualcomm, pelo que aconselhamos a sua interpretação com algumas reservas. Isto é, são valores sintéticos, obtidos em condições controlados ou laboratoriais com o propósito de conseguir a melhor prestação possível.

Sem desvirtuar o poderio do novo Snapdragon 888, serve isto para dizer que os números mostram o melhor cenário possível, as condições perfeitas para a operação do processador. A prestação real, assim que os smartphones chegarem ao mercado, deverá variar ligeiramente consoante vários fatores como, por exemplo, a interface e demais especificações técnicas.

Ainda assim, a Qualcomm divulgou as especificações técnicas do smartphone construído para testar o Snapdragon 888 e providenciar as métricas listadas acima. Assim, para maior transparência, as especificações são as seguintes:

  • Processador Snapdragon 888
  • 12 GB de memória LPDDR5 RAM
  • 512 GB de armazenamento interno UFS
  • Ecrã de 6,5 polegadas com resolução 2340 × 1080 p
  • Display com taxa de atualização a 120 Hz

Vale ainda ser dito que a Qualcomm não fez overclocking para potenciar os resultados. O Snapdragon 888 é composto por 1 núcleo Cortex-X1 a 2,84 Ghz, 3 núcleos Cortex-A78 a 2,42 Ghz e 4 núcleos Cortex-A55 a 1,8 Ghz.

O poderio do novo Snapdragon 888

Este é um dos melhores processadores a caminho dos smartphones de próxima geração. Será presença assídua nos topos de gama no setor Android, com a Xiaomi e o seu Mi 11 a serem das primeiras fabricantes a confirmar a sua presença.

Em 2021 este será o processador a procurar ao escolher um novo flagship das principais fabricantes que não a Apple e Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.