A fabricante norte-americana, Qualcomm, estará a trabalhar na próxima iteração de processadores topo de gama com o Snapdragon 8 Gen 1+ (Plus) para o 1.º semestre de 2022, bem como uma nova geração de SoC's de gama média / alta, os Snapdragon 7.
Ao que tudo indica a fabricante de chipsets revelará o novo Snapdragon 8 Gen 1+ durante o próximo mês de maio como reforço para o segmento premium nesta primeira metade do ano. Em simultâneo teremos também uma nova geração de chipsets mais acessíveis.
Nova gama de processadores Snapdragon 7 chega em maio de 2022
As informações são agora avançadas pelo leaker Digital Chat Station através da rede social chinesa Weibo. O seu relato aponta o desenvolvimento de pelo menos um chipset novo para a linha Snapdragon 7. Além disso, aponta também algumas das caraterísticas gerais do próximo processador de gama média / alta para 2022.
Terá, em primeiro lugar quatro núcleos Cortex-A710 de grandes dimensões com frequência máxima de processamento a 2,36 GHz, bem como quatro núcleos de menores dimensões Cortex-A510 com frequência máxima de operação a 1,80 GHz.
Ou seja, contará com um cluster de núcleos para tarefas exigentes e outro cluster com núcleos eficientes para mitigar o consumo energético e lidar com tarefas simples do smartphone como, por exemplo, as comunicações e aplicações mais leves.
O chipset terá uma litografia de 4 nm e 8 núcleos a 2,36 GHz
O novo processador octa-core terá ainda a gráfica Adreno 662 GPU para garantir bom desempenho em jogos, por exemplo. Assim, com base nas fugas de informação antevemos um excelente processador de gama média / alta com preço competitivo.
Este é um nicho de mercado e segmento que a Qualcomm tem deixado escapar para a rival MediaTek, atualmente a maior fabricante mundial de chipsets. Note-se também que atualmente não sabemos que fabricará este chipset, se a TSMC, ou a Samsung.
Em síntese, teremos um novo Snapdragon 8 Gen 1+ (Plus) para o segmento premium, bem como pelo menos um novo Snapdragon 7 para o segmento de gama alta. Este último trará melhorias no desempenho e consumo energético reduzido graças à litografia de 4 nm.
Mais ainda, com base nos rumores este processador poderá ser apelidado de Snapdragon 7 Gen 1, adotando a nova nomenclatura da tecnológica norte-americana. Até ao momento, contudo, não temos confirmação da Qualcomm relativamente a estas informações.
Editores 4gnews recomendam:
- OPPO: mais um smartphone a caminho e outra novidade inesperada
- Google Maps recebe várias novidades há muito desejadas pelos utilizadores
- DJI Mini 3 Pro é o próximo drone barato para iniciantes e já circulam imagens na Internet