Qualcomm muda de ideias e tem novo nome para processador

Mónica Marques
Comentar

Desde há muitos meses que o próximo processador da Qualcomm tem sido alvo dos mais variados rumores.

Agora a empresa veio a público confirmar o nome que o chip terá e não é aquele que todos diziam.

Snapdragon 898 é, na realidade, Snapdragon 8 Gen 1

Qualcomm Snapdragon

O próximo processador da Qualcomm é há muito esperado, não só pelas potencialidades que trará aos smartphones, mas também porque consigo chegarão muitos novos modelos apetecíveis.

Como tal, desde há algum tempo que é alvo de muitos rumores no mundo Web, sendo que um deles se relacionava com o nome que teria no mercado. Mas agora a Qualcomm vem a público e finalmente revela o nome que o chip terá. Por isso, senhoras e senhores dêem as boas-vindas ao Snapdragon 8 Gen 1.

Na antecipação do evento Snapdragon Tech Summit, com data marcada para 30 de novembro, a Qualcomm anunciou já algumas mudanças de estratégia para a sua área de SoCs móveis.

Entre estas, encontra-se a confirmação de que o seu próximo processador terá o nome de Snapdragon 8 Gen 1 e não Snapdragon 898, como anteriormente se pensava. Assim, daqui em diante, a nomenclatura dos chips vão envolver uma série de um dígito e um número de geração, a começar já na série 8 do Snapdragon.

Qualcomm e Snapdragon vão ser marcas distintas

Desta forma, em breve teremos o novo processador Snapdragon 8 Gen 1 que será sucedido pelo Snapdragon 8 Gen 2 e assim por diante. Isto no que diz respeito ao seu segmento topo de gama, uma vez que a empresa não adiantou informação sobre se vai alterar também o nome dos seus chips de gama média e baixa da família Snapdragon 7.

Mas a empresa anunciou igualmente que no futuro a Qualcomm e a Snapdragon vão ser marcas separadas, uma vez que esta última vai tornar-se independente. Segundo a fabricante, a Snapdragon apenas terá um vínculo específico com a Qualcomm quando for apropriado.

Snapdragon 8 Gen 1 apresentado a 30 de novembro

Outra novidade é que os processadores Snapdragon vão deixar de ter 5G na suas referências. E tal acontece porque este tipo de comunicações vai passar a ser uma especificação óbvia nos chips da Snapdragon, não sendo por isso necessário especificá-la.

E o melhor para o fim, a Qualcomm anunciou ainda que vamos conhecer o processador Snapdragon 8 Gen 1, no seu evento Snapdragon Tech Summit, marcado já para o próximo dia 30 de novembro. O que significa que muitos dos smartphones mais antecipados podem ser apresentados nos próximos tempos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.