Qualcomm muda de ideias e tem novo nome para processador

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Desde há muitos meses que o próximo processador da Qualcomm tem sido alvo dos mais variados rumores.

Agora a empresa veio a público confirmar o nome que o chip terá e não é aquele que todos diziam.

Snapdragon 898 é, na realidade, Snapdragon 8 Gen 1

O próximo processador da Qualcomm é há muito esperado, não só pelas potencialidades que trará aos smartphones, mas também porque consigo chegarão muitos novos modelos apetecíveis.

Como tal, desde há algum tempo que é alvo de muitos rumores no mundo Web, sendo que um deles se relacionava com o nome que teria no mercado. Mas agora a Qualcomm vem a público e finalmente revela o nome que o chip terá. Por isso, senhoras e senhores dêem as boas-vindas ao Snapdragon 8 Gen 1.

Na antecipação do evento Snapdragon Tech Summit, com data marcada para 30 de novembro, a Qualcomm anunciou já algumas mudanças de estratégia para a sua área de SoCs móveis.

Entre estas, encontra-se a confirmação de que o seu próximo processador terá o nome de Snapdragon 8 Gen 1 e não Snapdragon 898, como anteriormente se pensava. Assim, daqui em diante, a nomenclatura dos chips vão envolver uma série de um dígito e um número de geração, a começar já na série 8 do Snapdragon.

Qualcomm e Snapdragon vão ser marcas distintas

Desta forma, em breve teremos o novo processador Snapdragon 8 Gen 1 que será sucedido pelo Snapdragon 8 Gen 2 e assim por diante. Isto no que diz respeito ao seu segmento topo de gama, uma vez que a empresa não adiantou informação sobre se vai alterar também o nome dos seus chips de gama média e baixa da família Snapdragon 7.

Mas a empresa anunciou igualmente que no futuro a Qualcomm e a Snapdragon vão ser marcas separadas, uma vez que esta última vai tornar-se independente. Segundo a fabricante, a Snapdragon apenas terá um vínculo específico com a Qualcomm quando for apropriado.

Snapdragon 8 Gen 1 apresentado a 30 de novembro

Outra novidade é que os processadores Snapdragon vão deixar de ter 5G na suas referências. E tal acontece porque este tipo de comunicações vai passar a ser uma especificação óbvia nos chips da Snapdragon, não sendo por isso necessário especificá-la.

E o melhor para o fim, a Qualcomm anunciou ainda que vamos conhecer o processador Snapdragon 8 Gen 1, no seu evento Snapdragon Tech Summit, marcado já para o próximo dia 30 de novembro. O que significa que muitos dos smartphones mais antecipados podem ser apresentados nos próximos tempos.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus prepara-se para revolucionar smartphones dobráveis com uma característica única
  • Google Pixel 6a terá o mesmo processador do seu irmão topo de gama
  • OnePlus 10 Pro será um dos melhores smartphones de 2022 com estas especificações
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt