Qualcomm apresenta um novo motor de inteligência artificial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A MWC ou Mobile World Conference é um dos maiores (senão mesmo o maior) ponto de encontro em todo o "mundo" da tecnologia. Desde fabricantes de smartphones até fabricantes de processadores, acessórios, capas, etc. Agora, antes da MWC começar, a Qualcomm apresenta agora várias novas tecnologias. Está na hora de ficares a saber tudo sobre o novo motor de inteligência artificial da Qualcomm.

Temos aqui uma nova tecnologia para partilha de áudio via Bluetooth em vários dispositivos para os processadores Snapdragon. Um novo motor / plataforma de inteligência artificial (IA), um novo dispositivo / óculos de realidade virtual e até os computadores Always Connected. Eis o que precisas de saber para estar a par das últimas novidades.

Vê ainda: . Novo “leak” de imagens mostra tudo!

Começando pelo produto mais "simples", temos os computadores Always Connected. Tratam-se de máquinas que utilizam o processador Snapdragon 835/845 e que nasceram em parceria com a Microsoft. Como tal, o seu sistema operativo é o Windows 10. Poderão executar programas x86 em ARM. Todavia, existem algumas limitações.

O vídeo no final deste artigo vem ilustrar os seus principais pontos fortes como a conectividade 4G LTE (Gigabit). O despertar quase instantâneo quando o PC está em pausa e os downloads em segundo plano. O vídeo salienta ainda a bateria capas de aguentar um dia de intensa utilização.

Novo motor de inteligência artificial da Qualcomm e...

Note-se que já em dezembro a Qualcomm tinha dado a conhecer estes computadores Always Connected. Foi um dos pontos altos da última conferência da Qualcomm no último mês de 2017. Integrarão computadores da ASUS, Lenovo e até mesmo da HP. Em Portugal não estão disponíveis. Estarão em Espanha, Itália, Alemanha, França, Suíça, entre outros.

Headset servirá de exemplo para a indústria

Não é um produto destinado aos consumidores (pelo menos para já). Trata-se de um dispositivo que visa servir de referência e de plataforma demonstrativa das capacidades do processador Snapdragon. Servirá como margem de comparação e como inspiração para produtos de outras marcas como a Google ou a Oculus do Facebook.

Para além do seu novo motor de inteligência artificial da Qualcomm, temos aqui uns novos óculos equipados com a gráfica Adreno 630 e com o processador Snapdragon 845. Seriam também apresentados na conferência dar marca, em dezembro último. Este dispositivo já está ciente do envolvente. Conta com todos os sensores necessários para um mapeamento fiel, localização simultânea, entre outros.

O novo motor de inteligência artificial da Qualcomm

Este novo motor de inteligência artificial da Qualcomm ou Artificial Intelligence Engine como lhe chama a própria marca é uma poderosa combinação entre software e hardware. Estará presente em várias plataformas móveis como o Snapdragon 845, 835, 820, e o Snapdragon 660 de gama média-alta.

Tal como nos conta a própria Qualcomm, em comunicado, um dos componentes do seu motor de inteligência artificial é o Snapdragon Neural Processing Engine (NPE). Trata-se de uma grelha de processamento (framework) concebido para facilitar o trabalho dos programadores que escolham um processador desta fabricante. Para tal a marca disponibilizará também várias ferramentas para que os programadores possam tirar o máximo proveito deste motor de inteligência artificial.

OnePlus, Xiaomi e Motorola já demonstraram interesse neste motor de inteligência artificial da Qualcomm

Mais ainda, o motor de inteligência artificial da Qualcomm vai suportar várias plataformas de aprendizagem e inteligência. Desde o motor da Google, o Tensorflow e o Caffe e Caffe 2 do Facebook. Até mesmo o Open Neural Network Exchange (ONNX). Servirá também de ponte para as Android Neural Networks que seriam apresentadas com o Android Oreo.

Segundo a própria Qualcomm, já várias marcas demonstraram interesse neste motor de inteligência artificial. Desde a Xiaomi, OnePlus, Vivo, OPPO, Motorola, ASUS, ZTE, Nubia, entre outras. Todas elas vão otimizar as suas aplicações para que possam também tirar proveito destas novas ferramentas apresentadas pela norte-americana Qualcomm. Para além das fabricantes de hardware, também as empresas responsáveis pelo software poderão lançar mão destas mais valias apresentadas pela Qualcomm.

Novidades da Qualcomm serão também divulgadas no MWC

A lista de novidades não se fica por aqui e a temos até uma nota tecnologia chamada Broadcast Audio. Esta permite que os smartphones, tablets e computadores que utilizem processadores Qualcomm Snapdragon possam enviar áudio para vários dispositivos. Sim, uma só fonte poderá enviar o stream para vários dispositivos com uma sincronização "quase" perfeita nas palavras da própria.

Alguns dos demais benefícios incluem também a simplicidade de emparelhamento com outros dispositivos Bluetooth. Também a qualidade do sinal encriptado deverá apresentar melhorias, bem como apresentar uma segurança reforçada. Estas melhorias serão sentidas também nos sistema de áudio utilizados nos carros e na indústria automóvel.

Para 2018 veremos praticamente todos os novos topos de gama Android a utilizar um processador Qualcomm Snapdragon 845. Tal é a sua popularidade e qualidade que, se não usarem um SoC desta fabricante acabam por ser olhadas com desconfiança. Mais ainda, será cada comum a presença deste novo motor de inteligência artificial nos nossos próximos smartphones.

Assuntos relevantes na 4gnews:

P20 Plus foi revelada em imagem real

Xiaomi Mi 7 deverá chegar com ecrã OLED e “Always On Display”

Plus poderá chegar com 256GB de armazenamento?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.