Qualcomm e MediaTek optimizam processadores para o Android Go

Filipe Alves
Qualcomm e MediaTek optimizam processadores para o Android Go
Bq Aquaris X

A Qualcomm e MediaTek anunciaram há pouco que estão prontos para a nova versão do Android Go. O Sistema Operativo da empresa norte-americana é o mais utilizado em todo o mundo, contudo, nem todos os smartphones demonstrar a sua verdadeira qualidade.

Há uns anos um smartphone barato era sinónimo de um terminal lento, doloroso de utilizar e atualizações inexistentes. Com Android Go tudo isto termina.

Vê ainda: Play Store - Mais de 20 apps temporariamente gratuitas para o teu smartphone

Tens a possibilidade de ler sobre o tema em detalhe aqui no artigo completo do Rui Bacelar. De uma forma reduzida, o Android Go é a forma que a Google encontrou de dar aos terminais da gama-baixa uma utilização fluida.

Android Oreo Go Android Go
Chegou uma nova versão do sistema operativo da gigante tecnológica

Smartphones com o "Go" instalado terão uma versão limpa do sistema operativo e muito idêntica ao stock Android. A Google eliminará todos os efeitos de transição, que pesam na memória RAM, e dará versões das suas apps em modo "Lite".

Qualcomm e MediaTek não querem perder a oportunidade de estarem em smartphones com Android Go

Também a Google Play Store terá aplicações destinadas a estes smartphones. Sempre que um utilizador do Android Go procure por uma app, a primeira aplicação sugerida será uma versão "Lite" da que está à procura.

A Qualcomm e MediaTek anunciaram que olham para este Android Go com atenção e felicidade. Desta forma a maior parte dos seus processadores será optimizado para conseguirem lidar de forma mais eficiente o sistema operativo e as baixas especificações.

A MediaTek é das empresas que mais fabrica para terminais de gama-baixa. Os MediaTek MT6737, MT6580 são processadores interessantes mas que precisam sempre de 2GB a 3GB de RAM para lhe dar a fluidez que é esperado.

O Android Go precisará apenas de 512MB para funcionar de uma forma fluida com poucas aplicações. Isto significa que em breve teremos no mercado dispositivos de gama-baixa a preços mais apelativos e perfeitos para quem simplesmente quer um smartphone para tarefas básicas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Próxima geração do Google Home terá novas funcionalidades de toque

Xiaomi Redmi 5 e Redmi 5 Plus já estão em pré-venda (Promocode)

Apple iPhone X 2018 – Espera baterias maiores para os próximos iPhone

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.