Os smartphones de gama média conseguem muitas vezes oferecer soluções imbatíveis na relação preço-capacidade-desempenho, com a Qualcomm a mostrar estar atenta a este segmento do mercado.
O novo Snapdragon 6s Gen 3 promete mais velocidade de processamento, suporte a mais memória e a capacidades multimédia reforçadas dentro do seu segmento, com desempenhos ao nível da autonomia e da velocidade de carregamento que tentam seduzir os utilizados mais exigentes... e com pouco tempo!
No interior do Snapdragon 6s Gen 3
O novo membro da família Snapdragon possui dois conjuntos de CPUs, ambos com velocidades superiores aos chips anteriores. Além de dois núcleos Cortex-A78 de alto desempenho, com velocidades até 2.3GHz, integra um segundo conjunto com seis núcleos Cortex-A55 de baixo consumo, com velocidades até 1.8GHz. O GPU é o Adreno 619, e o processador suporta ecrãs FHD+, com refresh rate de 120Hz.
Apesar de o Snapdragon 6s Gen 3 parecer mais potente que a versão 6 Gen 1, na verdade não o é, mesmo que a referência à geração assim o sugira.
Se é certo que a utilização da tecnologia Quick Charge 4+, da Qualcomm, permite carregar 50% da bateria de um telefone em apenas 15 minutos, é um processador com alguns limites que, para certos utilizadores, poderão fazer a diferença: resolução máxima da câmara traseira até 108MP, gravação de vídeo até 1080p@60fps e suporte a Bluetooth 5.2, WiFi 4 e 5.
O novo processador utiliza a 4ª geração de módulos de memória RAM Low Power Double Data Rate (LPDDR4X RAM) a 2133 MHz e tecnologia UFS 2.2. Mas apesar de ser claramente um chip de gama média, a integração do GPU Adreno 619 torna-o capaz de executar jogos de vídeo a 120 fps.
Ainda no domínio da imagem, o processador Qualcomm Spectra possibilita o registo de fotos triplas com 13 MP e vídeos a 720p@30fps em simultâneo, enquanto a inclusão e um motor de IA da Qualcomm, já usado noutros chips da série S, permite o registo de fotografias com pouca luz, baseada em IA melhorada.
O Snapdragon 6s Gen 3 possui duas variantes - uma compatível com sinais 4G (SM-6370) e outra com 5G (SM6375-AC).
Refere o Phone Arena que The Moto G85 será o primeiro smartphone a incluir o novo chip Snapdragon 6s Gen 3, já anunciado pelo 4GNews que chegará em breve à Europa por um preço à volta dos 300€.