O lançamento de dois processadores Snapdragon topo de gama está a tornar-se um hábito da parte da Qualcomm. Após o lançamento do Snapdragon 888 em dezembro passado, já não deverá tardar até que seja revelado a sua variante Plus.
Algo que corrobora essa tendência é a recente passagem do Snapdragon 888+ pela plataforma Geekbench. Um marco que nos indica que a empresa americana já anda a testar a sua nova criação e ainda revela mais informações sobre o mesmo.
Snapdragon 888+ vai bater novamente na frequência de 3GHz
O primeiro processador para smartphone a atingir a barreira dos 3GHz foi o Snapdragon 865+. Lançado a meados de 2020, este estabeleceu um novo patamar que deverá ser novamente atingido pelo seu direto sucessor.
Tal como podemos ver nos resultados obtidos na Geekbench, o Snapdragon 888+ terá um núcleo com uma frequência de 3GHz. Este, ao que tudo indica, não mais será do que uma versão melhorada do núcleo Cortex-X1 que incorpora o SoC lançado em dezembro último.
A fazer-lhe companhia estarão mais quatro núcleos a correr a 1.8GHz e outros três a correr a 2.42GHz. Esta combinação permitiu ao produto em causa alcançar uma pontuação de 1171 nos testes single-core e 3704 em multi-core.
Estes valores representam um desempenho não muito díspar do que já é oferecido pelo Snapdragon 888. Ou seja, não devemos esperar um enorme salto de desempenho entre os dois processadores da mesma família.
Há semelhança do que sucedeu no ano passado, o Snapdragon 888+ deverá oferecer pequenas melhorias face ao Snapdragon 888. Note-se que, em 2020, a grande novidade do Snapdragon 865+ foi uma GPU melhorada para fortalecer o desempenho gráfico dos smartphones que viriam a usar esse processador.
A julgar pelo calendário habitual da Qualcomm, o Snapdragon 888+ deverá ser apresentado em julho próximo. Os primeiros equipamentos a utilizá-lo chegarão semanas mais tarde do seu anúncio.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi e OPPO preparam alternativas aos dobráveis Samsung Galaxy Z
- IDC prevê novo 'boom' no mercado de smartphones durante 2021
- Oppo Watch 2 será o 1.º smartwatch a usar o Wear OS reforçado pela Samsung e Google