Qualcomm introduz o padrão Snapdragon Sound para supremacia sonora

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Qualcomm, fabricante norte-americana de processadores, semicondutores, chips e tecnologias com aplicação em dispositivos móveis acaba de apresentar o padrão Snapdragon Sound. De acordo com a empresa isto melhorará bastante a qualidade de áudio.

Trata-se de um conjunto de otimizações e novas tecnologias, desdobrando-se em software e hardware. É a solução da empresa que nos trouxe o Snapdragon 888 para telefones Android, para melhorar definitivamente a forma como usufruímos da música.

A Qualcomm revelou o "bundle" Snapdragon Sound

Chama-se Snapdragon Sound e engloba hardware e software de ponta. É o novo sinónimo de qualidade de música nos nossos dispositivos móveis, otimizando toda a cadeia de transmissão do som - desde o armazenamento à reprodução do mesmo.

Além dos smartphones, a Qualcomm garantiu que o seu novo produto estará presente em diversos produtos de áudio sem-fios, soluções muito em voga atualmente. Para o utilizador, será uma nova garantia de qualidade sonora.

Sublinhamos que para garantir uma boa experiência auditiva é necessário controlar diversos fatores. Por exemplo, a utilização de um formato de compressão baixa, sem distorção como é o caso do FLAC, mas que de nada serve se os altifalantes forem fracos.

Podemos apontar também o dedo aos codecs de transmissão da música nas novas soluções wireless como é o caso dos earbuds e headphones sem-fios. Também aqui é necessário garantir a utilização de uma "linguagem" de transmissão com qualidade.

De igual modo é necessário garantir uma baixa latência entre a transmissão e reprodução do sinal, mas importa também zelar pela autonomia dos dispositivos wireless. Algo particularmente importante nos earbuds True Wireless da atualidade.

A solução da Qualcomm engloba software e hardware

Ao consumidor chegarão dispositivos móveis com o novo selo de qualidade da Qualcomm. Isto significará que determinado produto é otimizado para proporcionar a melhor qualidade de áudio possível, após ter sido submetido também a diversos testes.

Aliás, a Qualcomm fez saber que estes testes serão efetuados no seu braço em Taiwan, em instalações específicas para tal. Estes mesmos testes apurarão a qualidade de transmissão de áudio, a robustez e latência do sinal, entre outros fatores.

Por fim, poderemos ver este selo de qualidade aplicado a smartphones, auscultadores, auriculares, computadores, entre outros dispositivos que permitam a transmissão de música, ou se dediquem ao áudio.

O Snapdragon Sound será sinónimo de qualidade sonora

Desdobrando-se entre hardware e software, o Snapdragon Sound inclui vários codecs Bluetooth, tecnologia de cancelamento ativo do ruído e transmissão de voz. Engloba também os chips Qualcomm QCC514x, QCC515x, e QCC3056 para assegurar este padrão.

Entre as primeiras fabricantes a usar o Snapdragon Sound conta-se a Xiaomi e a Audio-Technica.

Editores 4gnews recomendam:

  • 5 alternativas à LastPass para guardar as passwords em segurança
  • Xiaomi Redmi Note 10 apresentados globalmente: 4 novos smartphones para todos
  • Oppo é a nova gigante a desafiar a Samsung, Apple, Xiaomi e Huawei na Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.