Qualcomm Face ID reconhecimento facial
Qualcomm está a desenvolver a sua alternativa ao Face ID

A Apple apresentou os seus mais recentes equipamentos ainda esta semana. Foram três os modelos introduzidos pela equipa de Tim Cook, mas dos quais um se destacou claramente: o novo iPhone X. Uma das sua principais novidades é o seu Face ID, um novos sistema de reconhecimento facial que em breve deverá conhecer um concorrente direto desenvolvido pela Qualcomm.

Quando surgiram os rumores de que a Apple iria abandonar por completo o seu Touch ID em favor de um sistema de reconhecimento facial, o mundo temeu por esta mudança. Os sistemas semelhantes que conhecíamos até então deixavam muito a desejar, conseguindo até ser enganados com uma simples fotografia.

Vê ainda: Apple iPhone 8 e Apple iPhone 8 Plus já chegaram à NOS

   

Quando dizemos que a Apple, por vezes, não é a primeira a lançar uma tecnologia para o mercado mas sim a aperfeiçoá-la, o novo Face ID é uma prova disso. A tecnologia já não é nova mas tudo aponta para que esta esteja num patamar acima da concorrência.

Mas a concorrência não demorará até apresentar uma alternativa ao sistema da empresa norte-americana. A sua conterrânea Qualcomm está já a desenvolver o seu próprio sistema de reconhecimento facial avançado para combater com o Face ID da Apple.

Apple iPhone X Face ID

SLiM (Structured Light Module) é o nome do novo sistema de autenticação que a Qualcomm está a desenvolver. O mesmo encontra-se, alegadamente, em desenvolvimento já há alguns meses, porém, só agora é que surgiram as primeiras informações relativas ao mesmo.

SLiM: este será o sistema de reconhecimento facial avançado da Qualcomm para concorrer com o Face ID

Para o desenvolvimento do SLiM, a construtora dos processadores Snapdragon estará a trabalhar em parceria com a empresa Himax. Este novo sistema de reconhecimento facial deverá ser suportado pelo futuro Snapdragon 845 que, por sua vez, se apoiará numa câmara frontal secundária com capacidades de reconhecimento de profundidade.

Desta forma, este novo sistema não só será capaz de funcionar mesmo em condições de baixa luminosidade, como também colocar no passado as técnicas que, atualmente, permitem contornar este tipo de autenticação presente em alguns dos equipamentos Android do mercado.

Não sabemos, no entanto, quando é que este sistema SLiM ficará disponível para o utilizador final. Sendo ele parte integrante do futuro Snapdragon 845, o mesmo deverá chegar nos primeiros meses do próximo ano. Equipamentos como os futuros Samsung Galaxy S9 ou Xiaomi Mi7 poderão ser os pioneiros desta nova tecnologia desenvolvida pela Qualcomm.


Aqui está mais uma prova de que a Apple tem uma enorme capacidade de mexer com o mercado. Depois da empresa de Cupertino ter dito como é que deveria ser desenvolvido este tipo de tecnologia, não tardará até que os concorrentes Android apresentem alternativas igualmente viáveis.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note8 a gravar a 4K 60fps não chegará a concretizar-se

Opinião – Tenho um Apple iPhone 7. Para qual modelo devo trocar?

Dica – 23 Apps temporariamente gratuitas para o teu Android!

Viaandro4all
Fontesina.com.cn
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.