Qualcomm divulga vídeo gravado em 8K por smartphone com Snapdragon 865

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O 8K será o futuro da multimédia, embora esse futuro ainda não seja imediato. Ainda assim, graças ao novo processador Snapdragon 865, começará a ser possível gravar vídeo em tamanha resolução com um simples smartphone.

Para nos dar um vislumbre desse potencial, a Qualcomm divulgou um vídeo gravado por um smartphone em 8K. Este equipamento protótipo foi equipado com o Snapdragon 865 e os resultados são impressionantes.

Claro que para termos uma visualização perfeita destas imagens teríamos de ter um ecrã 8K. Adicionalmente, a compressão aplicada pelo Youtube no processo de upload do vídeo baixou a qualidade do mesmo.

Ainda assim, é visível o grande nível de detalhe nas paisagens retratadas neste pequeno vídeo. Um exemplo daquilo que o futuro está prestes a trazer até aos nossos bolsos.

Samsung Galaxy S20 será dos primeiros a gravar em 8K

Tal como disse, o Snapdragon 865 trará para o nosso bolso a possibilidade de gravar vídeo em 8K. Talvez o primeiro equipamento que tirará partido disso será o Samsung Galaxy S20, a ser apresentado na próxima semana.

Ou seja, o vídeo que a Qualcomm partilhou é um exemplo daquilo que será possível fazer com o próximo topo de gama da sul-coreana. Para os amantes de vídeo na maior qualidade possível, isso será fantástico.

Pelo lado menos positivo temos a enormidade de memória que um pequeno vídeo em 8K irá requerer. Isto irá certamente pesar na hora dos utilizadores escolherem a resolução pretendida para a gravação dos seus vídeos.

Ademais, temos de considerar que o mundo ainda não está devidamente preparado para o 8K. As televisões que suportam esta resolução ainda são demasiado caras e não compensam o investimento precisamente pela falta de conteúdo condizente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro: novas informações sobre o preço e características dos smartphones
  • Samsung Galaxy S20 faz aparição "acidental" no site oficial da marca
  • Huawei P40: capas de proteção confirmam design dos novos smartphones
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.