Qualcomm confirma que amanhã será dia de grandes revelações

Mónica Marques
Comentar

Depois de muitos rumores, eis que a Qualcomm acaba de confirmar que amanhã dia 20 de maio vai fazer um evento.

Ao que tudo indica, será nesse evento que a fabricante vai revelar o há muito tempo aguardado chip Snapdragon 8 Gen 1 Plus, que será uma versão melhorada do seu antecessor.

Snapdragon 8 Gen 1 Plus e Snapdragon 7 Gen 1 podem ser anunciados amanhã

Snapdragon 8 Gen 1
Publicação do leaker Digital Chat Station na rede social Weibo referente ao chip Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm

Depois de muitos rumores apontarem que a Qualcomm só deveria apresentar o seu novo chip Snapdragon 8 Gen 1 Plus no segundo semestre deste ano, eis que a fabricante anuncia que amanhã vai realizar um evento no qual espera-se que o chip tão esperado seja revelado.

Devido ao surto de Covid-19 em algumas localidades da China, a fabricante de processadores teve de ultrapassar algumas dificuldades para cumprir o seu cronograma de lançamentos, mas parece que conseguiu ultrapassar todos os obstáculos.

Apesar de a Qualcomm não ter confirmado qual o motivo da sua conferência, espera-se que seja o momento em que finalmente a fabricante dá a conhecer o novo Snapdragon 8 Gen 1 Plus, que será uma versão melhorada do seu antecessor, e muito possivelmente que revele também o novo Snapdragon 7 Gen 1.

Este último será um chip mais acessível e com especificações menos avançadas que o seu congénere Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Snapdragon 8 Gen 1 Plus chega superior em desempenho e a consumir menos bateria

Mesmo na véspera da conferência da Qualcomm, foram revelados alguns pormenores do Snapdragon 8 Gen 1 Plus, mais especificamente as suas melhorias ao nível do desempenho e do consumo de energia.

Segundo o leaker Digital Chat Station, o novo chip Qualcomm será mais resistente e vai apresentar um desempenho 10% superior. Ainda se acordo com o conhecido leaker, a eficiência energética também foi melhorada, reduzindo o consumo de bateria em 30%.

A mesma fonte avança que o processador é baseado no processo de 4 nm e mantém a arquitetura de "1+3+4", ou seja 1 super núcleo Cortex X2, três núcleos grandes Cortex A710 e quatro núcleos mais pequenos Cortex A510.

A confirmar-se o anúncio do novo processador Snapdragon 8 Gen 1 Plus, podemos contar que de seguida teremos o lançamentos de muitos novos smartphones de topo. Xiaomi 12 Ultra, assim como Motorola Frontier podem inclusive ser os primeiros terminais a chegar ao mercado com o novo chip Qualcomm.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.