Qualcomm trabalha com a Baidu para melhorar os Snapdragon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Para elevar a Inteligência Artificial a novos patamares. A Qualcomm está a trabalhar com a chinesa Baidu, empresa fornecedora de serviços de internet e redes. O anúncio foi orgulhosamente feito Vota nos prémios 4gnews! “Melhor smartphone do Ano, Marca revelação e Melhor design”

As boas novas foram apresentadas na segunda conferência de tecnologia da própria Qualcomm, a Snapdragon Technology Summit, no paradisíaco Hawaii. Este anúncio em concreto foi feito no 2º dia do evento. Foi aí que a marca anunciou a parceria com a Baidu para ajudar a otimizar todo o motor de IA (Inteligência Artificial), o DuerOS para os processadores Snapdragon.

Qualcomm está a trabalhar com a Baidu para também melhorar os Snapdragon

O DuerOS é a inteligência artificial desenvolvida pela própria Baidu, comparável ao Alexa ou Google Assistant. Agora, ao colaborar com a Qualcomm, a Baidu poderá otimizar todo este seu motor de inteligência artificial para smartphones.

Já por seu lado, a Qualcomm também retirará daqui importantes lições para ajudar a melhorar os seus processadores, tal como o Snapdragon 845. O seu mais recente motor que aqui poderás ficar a conhecer na íntegra na 4gnews.

Para a Baidu, a empresa poderá também implementar várias otimizações para o seu DuerOS, desde a capacidade de analisar, isolar e anular o ruído durante chamadas ou reprodução de música. Auxiliando-se no codec de áudio da Qualcomm, o Aqstic. Em suma, veremos melhorias a surgir no departamento de cancelamento ativo de ruído. Algo que poderá ser utilizado tanto pela Baidu como pela Qualcomm.

Mais ainda, o DuerOS foi lançado no início de 2017. Este programa / motor de inteligência artificial já conta com mais de 130 parceiros e a Qualcomm é o mais recente. Poderás encontrar este motor de inteligência artificial não só em smartphones mas também na Internet of Things. Ou melhor, nos dispositivos que já tiverem incorporado algumas das capacidades da Internet of Things.

É um sistema popular sobretudo na China onde já está presente em altifalantes inteligentes, frigoríficos e mais alguns equipamentos. De qualquer forma, será bem interessante ver de que forma é que os Snapdragon da Qualcomm poderão beneficiar com a Baidu, e vice-versa.

Os processadores Snapdragon beneficiarão com esta parceria entre a Baidu e a Qualcomm

"A Qualcomm Technologies continua a dirigir a pesquisa sobre a IA, e estamos empenhados no desenvolvimento de AI em dispositivos, incluindo áudio. A Qualcomm Technologies tem o prazer de colaborar com o Baidu na AI para soluções habilitadas para voz ", afirma Keith Kressin. Vice-presidente sénior de gestão de produtos da Qualcomm Technologies.

"A colaboração com a Baidu trará a AI para soluções habilitadas para voz para plataformas móveis Snapdragon de próxima geração. Permitindo que os utilizadores despertem smartphones e dispositivos IoT usando sua voz. Isto no seu idioma natural a qualquer momento e mesmo com um volume, voz, extremamente baixa. Isto enquanto utilizam os serviços de voz DuerOS da Baidu"., acrescenta Kressin.

"Através da colaboração com a Qualcomm Technologies, traremos uma nova experiência de voz de AI para OEMs de smartphones e dispositivos IoT ao redor do mundo. A DuerOS apoiará os OEMs com suas capacidades sólidas, proporcionando aos utilizadores informações e serviços mais abrangentes e de qualidade para satisfazer suas necessidades ", disse Kun Jing, gerente-geral, Unidade de negócios Duer, Baidu.

Esperemos para ver os frutos desta parceria entre a Baidu e a Qualcomm

Caso queiras e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais. Desde a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts. Semanalmente, todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Os nossos PodCasts são publicados no iTunes. Para que possas desfrutar deste conteúdo com a máxima qualidade. Fica a sugestão.

Será um tema acompanhado com especial atenção, aqui na tua 4gnews. E tu, tens algum dispositivo ou eletrodoméstico já conectado à Internet of Things? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

mostrará etiqueta de velocidade das redes Wi-Fi

Amazon Music Unlimited – Serviço chega agora a Portugal

Google Play Store – Samsung Email passa os 100 milhões de instalações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.