Depois da Qualcomm e Apple terem sido parceiras de negócios durante vários anos, com a empresa de Cupertino a utilizar vários dos seus produtos, a relação entre as duas empresas está agora presa por um fio.
Já há algum tempo que o atrito entre as duas gigantes do mundo tecnológico se tem arrastado nos tribunais. Onde têm constantemente "voado" acusações de um lado para o outro.
Vê ainda: Huawei satiriza a Apple e Samsung – “os nossos são sempre rápidos”
Primeiramente, a empresa de Tim Cook acusou a Qualcomm de praticar estratégias desonestas no que respeita ao registo de patentes. Em jeito de resposta, a maior fabricante de processadores do mundo, acusou a Apple de ter infringido algumas das suas patentes.
Assim como já aconteceu em vários outros casos, também esta disputa entre estas duas gigantes parece não ter fim à vista. Este tipo de acusações, podem arrastar-se nos tribunais durante anos.
Qualcomm pede pagamento de dívida multi-milionária por parte da Apple
No entanto, numa das mais recentes audiências no tribunal de San Diego, Califórnia, a Qualcomm fez comentários que surpreenderam todos os presentes. Aparentemente, a empresa de Tim Cook acumulou uma dívida multi-milionária que se encontra acima dos 6 mil milhões de euros.
Obviamente que a gigante de Cupertino se apressou a desmentir as afirmações. Revelando que a Qualcomm está a tentar forçar o pagamento das mesmas patentes duas vezes. Ou seja, pretendem receber pagamento pela utilização da tecnologia e um segundo pagamento por utilizarem chips da Qualcomm com a mesma tecnologia.
Na minha leiga opinião sobre estas acusações, parece-me realmente que a empresa 'da maça' poderá ter razão nas suas afirmações. No entanto, a fabricante de processadores afirma que as suas práticas são legais e apenas agora decidiram ir contra o seu modelo de negócio.
Ainda que possa ter razão nas suas afirmações, veria o alegado montante reduzido para metade. Continuando na mesma com uma dívida multi-milionária acima dos 3 mil milhões de euros.
Resta-nos aguardar para ver o que irá ser decidido pelo tribunal dos Estados Unidos. Mas o mais certo é que esta situação ainda se vá arrastar durante longos meses.
Editores 4gnews recomendam:
Apple iPhone XR – Tudo aquilo que a Apple poderia desejar
Isto é o que diferencia a Apple da Samsung e Huawei
Apple e Samsung culpadas de tornar os seus smartphones mais lentos
Fonte