Qualcom Snapdragon 888 é oficial! Este é o processador topo de gama Android para 2021

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Arrancou hoje a conferência Snapdragon Tech Summit e não poderia começar de melhor forma. O Snapdragon 888 foi hoje oficializado pela americana Qualcomm e poderás contar com ele nos principais topos de gama do próximo ano.

Tal como mencionado na apresentação, o Xiaomi Mi 11 estará na linha da frente para receber o Snapdragon 888. Outras marcas como OnePlus, Realme, Asus ou LG também foram confirmadas, mas a grande ausência da lista é a Samsung.

Com o lançamento dos Galaxy S21 previsto já para janeiro, foi bastante estranho não vermos a sul-coreana entre as primeiras a trazer o Snapdragon 888 para o mercado. Aqui está um mistério que termos de desvendar nas próximas semanas.

Snapdragon 888 foca-se imenso no 5G

Com o crescendo das redes 5G em todo o mundo, o novo processador de topo da Qualcomm não poderia descurar o suporte à tecnologia. E o Snapdragon 888 traz várias melhorias face ao que encontramos no antecessor, o Snapdragon 865.

A grande novidade no Snapdragon 888 é a integração do modem 5G no chip, contrariamente ao que aconteceu este ano. O modem Qualcomm X60 é agora parte intrínseca do novo processador da americana, o que reduz o espaço necessário no interior do smartphone e potencia a sua eficiência.

Qualcomm Snapdragon 888 é produzido na litografia de 5nm

A Apple foi das primeiras empresas a introduzir um SoC de 5nm no mercado e são inegáveis as suas melhorias em desempenho e eficiência energética. Agora é a vez da Qualcomm igualar a fasquia e adotar as novas tecnologias de desenvolvimento de processadores.

Sem entrar em grandes pormenores, a Qualcomm publicita um grande salto no desempenho e autonomia do Snapdragon 888 face ao seu antecessor. Fica ainda prometida a mais significativa melhoria no desempenho da sua gráfica GPU Adreno.

Apesar destas promessas, a americana não quantificou as mais importantes melhorias empregues no seu novo processador de topo. Detalhes técnicos ficam prometidos para o decorrer da sua conferência.

O que já é conhecido é que o Snapdragon 888 tem suporte oficial para ecrãs com uma taxa de atualização de até 144Hz. Esta tecnologia aliada às melhorias da sua GPU fazem deste o mais apetecível processador para o mercado gaming.

Por fim, mas não menos relevante, temos as melhorias ao nível do seu processamento fotográfico. Graças ao seu atualizado ISP, o Snapdragon 888 possibilitará a captura de 120 fotos por segundo, numa resolução máxima de 12MP.

Como já mencionei, ainda há muito por descobrir acerca deste Snapdragon 888. As velocidades dos seus núcleos, os ganhos face à geração anterior e outras tecnicidades estão prometidas para amanhã.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: Lei Jun desmente 3 mitos sobre a fabricante de smartphones
  • Smartphone com câmara debaixo do ecrã está mais potente em nova versão
  • Melhores smartphones 2020: a compra ideal para cada utilizador!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.