A Samsung está a preparar uma mudança significativa na forma como atualiza os seus smartphones de topo, e a nova estratégia pode parecer confusa à primeira vista. Segundo uma nova fuga de informação do conceituado leaker Ice Universe, a gigante sul-coreana vai passar a ter um plano de atualizações diferente para a sua linha de dobráveis Z Fold e para a sua linha de flagships tradicionais, a série Galaxy S. E a grande surpresa é que as atualizações com as maiores e melhores novidades não serão as que chegam primeiro.
Os Z Fold recebem o novo Android primeiro
A nova estratégia, que já vimos em prática com o recente lançamento do Galaxy Z Fold7 é de que a série Z Fold será sempre a primeira a ser lançada com a nova versão base do Android e a respetiva versão "redonda" do One UI.
Por exemplo, o Galaxy Z Fold7 já chegou de fábrica com o One UI 8, baseado no Android 16. Seguindo esta lógica, o futuro Galaxy Z Fold8 será lançado com o One UI 9, baseado no Android 17, e assim por diante. Na prática, os dobráveis passam a ser a "montra" para a mais recente versão do sistema operativo da Google.
Maiores novidades chegam com os Galaxy S
É aqui que a estratégia se torna mais interessante. De acordo com o Ice Universe, a série Galaxy S, que é lançada no início de cada ano, passará a receber a versão intermédia ".5" do One UI. Por exemplo, o futuro Galaxy S26 chegará com o One UI 8.5. E o mais importante é que estas atualizações ".5" serão, na verdade, "mais substanciais" e com mais novidades do que as versões ".0" que estreiam nos Fold.
Isto quer dizer que será a série Galaxy S a estrear os novos designs de interface, as novas e mais importantes funcionalidades de Inteligência Artificial (Galaxy AI) e outras melhorias de software significativas. Algo que também já verificamos no lançamento dos Galaxy S25.
A razão de a Samsung tomar esta decisão
A razão por detrás desta aparente confusão é estratégica. A série Galaxy S continua a ser a "prioridade máxima" e o principal topo de gama da Samsung. O maior tempo de desenvolvimento entre o lançamento de um Z Fold (no verão) e o do Galaxy S seguinte (no início do ano) dá aos engenheiros da Samsung mais meses para trabalhar, refinar e preparar as grandes novidades de software para a sua linha mais importante.
Se comprares um Z Fold, terás a mais recente versão do Android primeiro, mas com uma camada One UI polida, mas com menos novidades. Se optares por um Galaxy S, terás de esperar uns meses pela nova base do futuro Android, mas a tua atualização One UI virá recheada com as funcionalidades mais importantes.