É sempre interessante olhar aos relatórios trimestrais de vendas, para perceber alguns padrões de consumo no mundo. Posto isto, a Canalys divulgou uma análise dos smartphones que mais venderam no segundo trimestre de 2024.
Com base nos números oficiais, conseguimos entender que o grande destaque vai para a Samsung. A gigante sul-coreana obteve uma participação de mercado de 18%, o que lhe vale o primeiro lugar da lista.
A “morder os calcanhares”, está a Apple, em segundo lugar. A empresa da maçã trincada apresenta uns 16% de participação, o que é um valor superior ao que se verificou no período homólogo de 2023.
Samsung e Apple têm apostado em Inteligência Artificial
De acordo com a SamMobile, no ano passado, a diferença era de quatro pontos percentuais, face aos dois pontos que agora se verificam. Sobre os resultados mostrados pela Canalys, é possível que a “chave” tenha estado em apenas duas letras: IA (Inteligência Artificial).
Efetivamente, tanto a Samsung como a Apple têm apostado bastante em IA. O Galaxy AI e o Apple Intelligence são a prova disso mesmo e, ao que tudo indica, os compradores têm aderido a esta onda.
Outros lugares da lista e conclusões
Não muito abaixo da Apple, ficou a Xiaomi. Com 15% de participação de mercado, ficou apenas 1% abaixo da Apple. Já em quarto e em quinto lugar, ficaram a Vivo e a Transsion. Ambas obtiveram uma percentagem de 9%.
Outro aspeto que o relatório da Canalys nos permite concluir é que as marcas referidas venderam sempre acima de 288 milhões de unidades de smartphones. Tudo isto, entre os meses de abril e junho de 2024.
Olhando para os primeiros três meses do ano, trata-se de um aumento de 12%, o que ainda é um crescimento considerável. Ainda que o grande destaque seja a Samsung, esta “onda” de subida é um bom “sintoma” para marcas que se dedicam à venda de telemóveis.
Espera-se que o tão aguardado iPhone 16 da Apple vá ser estreado em setembro de 2024. Não seria de estranhar que a empresa desse um salto no próximo trimestre.