Com o lançamento do novo Galaxy S25 Ultra, coloca-se a questão: terá a Samsung feito alterações significativas que justifiquem a troca do smartphone antigo?
Neste artigo, mostramos-te quais os pontos em que o novo S25 Ultra da Samsung se diferencia do modelos anterior da marca.
Design e peso
Uma das alterações mais visíveis está no design do Galaxy S25 com as suas formas curvas. Agora, o topo de gama mais avançado exibe um design mais próximo dos modelos base, tendo abandonado os seus cantos “afiados”.
Outra diferença face ao seu antecessor é o peso. O Galaxy S25 Ultra é 15 gramas mais leve que o modelo anterior, ainda que mantenha a estrutura em titânio do Galaxy S24 Ultra.
Processador e IA: as diferenças realmente visíveis
Uma das grandes diferenças face ao antecessor é, como não podia deixar de ser, o processador. No Galaxy S25 Ultra temos o Snapdragon 8 Elite, que é mais potente e melhor a nível energético que o Snapdragon 8 Gen 3 do modelo anterior.
O que nos leva à segunda diferença que são os novos recursos IA apresentados com o Galaxy S25 Ultra. Now Brief, Circle to Search melhorado, uma integração com o assistente Gemini da Google, são apenas algumas das novidades.
A Samsung está a apostar em força nos recursos baseados em Inteligência Artificial e isso pode levá-la a superar a rival Apple que, no mesmo campo, tem enfrentado vários desafios.
As alterações na câmara
Não há dúvida de que a câmara do modelo Ultra é sempre um forte argumento de compra e o novo Galaxy S25 Ultra mantém essa tradição. A grande alteração face ao modelo anterior é a atualização do sensor ultra grande angular de 12 megapixéis para uma unidade de 50 megapixéis.
Depois temos também um novo recurso que reduz o ruído no vídeo e um filtro espacial-temporal para melhorar a luminosidade, também no vídeo.
S Pen sem Bluetooth
A S Pen do Galaxy S25 Ultra não tem suporte para Bluetooth, numa opção arrojada e inesperada. Por isso, as funções Air Actions e obturador remoto não estão incluídas.
A Samsung justifica a opção com o facto de menos de1% de utilizadores recorrerem a estes recursos, mas ainda assim não deixa de ser um downgrade face ao modelo anterior.
Agora a escolha é tua. Se consideras que estas diferenças são suficientes para substituíres o teu smartphone mais antigo pelo novo Galaxy S25 Ultra, faz já a tua pré-reserva para aproveitares a promoção inicial que te dá mais armazenamento por menos investimento.