Análise: TomTom Touch - pulseira fitness para Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

À primeira vista parece uma combinação ideal repleta de funcionalidades bem cativantes. A pulseira TomTom Touch seduz-nos com um sensor que alega ser capaz de avaliar a tua composição corporal. Por outras palavras, capaz de avaliar a percentagem de gordura corporal. Afirma-se como um produto superior ao típico fitness tracker. Contudo, o seu preço de venda ao público ronda os 100€. É compatível com Android e iOS.

Antes de mais, quem é que costuma comprar estas pulseiras e fitness tracker's? Por norma e segundo certos estudos, o típico comprador deste tipo de acessórios já costuma ser bastante fit. Mesmo assim, um dispositivo capaz de dizer essencialmente quanta gordura tens no corpo pode atrair todo um novo grupo de consumidores. É uma premissa extremamente cativante.

Vê ainda: OnePlus. Clientes queixam-se de fraude com cartões de crédito

A pulseira TomTom Touch é bastante simples. Ao passo que algumas das suas rivais como a Fitbit começam a tentar vender este produtos como algo fashion, a TomTom adopta uma postura sóbria. Muito semelhante à Xiaomi Mi Band 2 a nível de aspecto. Com uma pulseira em silicone e um módulo central amovível. A seu favor temos a desde logo a compatibilidade com as plataforma Android e iOS.

Design e Conforto da pulseira TomTom Touch

Ah, e tem algo de bastante frustrante. Por vezes é uma odisseia voltar a colocar o módulo central na pulseira. Esta, por sua vez, estará disponível noutras cores como o Azul, Laranja, Lilás, etc.

O módulo central é um daqueles em que tens de fazer alguma força para o remover da pulseira. Algo que é sempre susceptível a folgas com o passar do tempo. Aliás, tens que te certificar de o colocar bem senão ele poderá, em última instância, sair durante uma corrida ou treino. Ao início esta foi a minha primeira dificuldade. Colocar o módulo central de volta na pulseira e na posição correta.

A nível de aspecto, não é propriamente chamativa e isto tanto pode ser bom como mau, dependendo do que cada um procura. Possui um pequeno ecrã OLED monocromático que te mostra as horas no ecrã principal. Para o despertares basta tocares no botão circular metálico com uma posição conveniente.

Botão central desperta a pulseira TomTom Touch

Logo neste ecrã principal tens também um pequeno circulo que te mostra o objectivo diário de passos. Caso o atinjas será apresentada uma pequena estrela. Todo este ecrã é sensível ao toque mas o mesmo só será ativado caso toques no botão circular metálico. Não temos aqui nenhuma outra forma de o despertar e isto pode ser um incómodo para alguns consumidores.

Assim que o ecrã estiver ativo, podes fazer swipes para cima e para baixo. Esta é a principal forma de interação e navegação pelos menus da pulseira TomTom Touch. Com um deslize para cima terás o monitor de atividade. Outro deslize para cima e chegarás ao menu da composição corporal. Aí, para teres uma nova leitura o sensor ótico entrará em acção. Este está presente na parte inferior da pulseira TomTom Touch.

Já ao fazeres um deslize para baixo (swipe) a partir do relógio, chegarás ao menu da contagem dos passos, outro deslize e terás o menu das calorias queimadas. Outro deslize e estarás no menu da distância percorrida. Outro deslize e estarás no menu do tempo de atividade. Um último deslize para baixo e estarás no menu do tempo de sono.

TomTom Touch dá-te algumas notificações para iOS e Android

Esta pulseira TomTom Touch pode também dar-te algumas notificações mas não esperes mais do que o alerta de chamada recebida e mensagem recebida. Serve como um mero alerta para que tu pegues no smartphone. Não substitui a consulta deste.

A nível de monitorização da atividade a pulseira TomTom Touch faz praticamente tudo o que uma Mi Band 2 também faz. Pode acompanhar o teu ciclo de sono e obviamente o batimento cardíaco. Algo que é registado 24/7 e que pode ser acompanhado no smartphone através da App. É bastante eficaz para vigiares o ritmo cardíaco em repouso, algo particularmente útil.

Esta pulseira TomTom Touch mostra-te também as calorias queimadas. A distância percorrida e os passos dados em cada dia. Todas estas informações são sincronizadas com a aplicação e apresentadas de forma bastante agradável e intuitiva. Terás que te registar na aplicação antes de tudo. Já voltaremos à aplicação.

Funções de monitorização de fitness para Android e iOS

Utilizei (e utilizo) esta pulseira TomTom Touch há já umas boas semanas. Até agora estou perfeitamente contente com a precisão dos dados. Percebi que passava demasiado tempo sentado mas isso também já era de esperar num tech blogger. O contador de passos pareceu-me bastante preciso, bem como os valores das distâncias percorridas. Note-se que não temos aqui GPS, a pulseira TomTom Touch socorre-se da localização via smartphone.

Já a nível de acompanhamento e registo do sono os dados são bastante básicos. Dá-te um valor geral das horas de sono mas não mais do que isso. Se procuras uma análise mais profunda do padrão de sono então poderás ficar desapontado aqui. (Se tiveres uma média de 7 a 8 horas estás bem).

Nos demais aspectos, a pulseira TomTom Touch deixa-te definir objectivos. Podes definir metas de distâncias a atingir, tempo de atividade ou peso a atingir. Resultados que para serem justamente avaliados implicam uma utilização durante pelo menos um mês. Trata-se de uma boa premissa mas que poderia ter sido melhor implementada.

Análise de composição corporal é o trunfo da pulseira TomTom Touch

Digo isto porque a pulseira não te chateia ou motiva a atingir os teus objectivos. E caso não os atinjas também não te vai apresentar nenhum aviso. Aqui a pulseira TomTom Touch poderia brilhar ao ser mais presente. Ao demonstrar mais interesse na tua atividade física. Algo que não acontece.

O grande trunfo da pulseira TomTom Touch é a análise da composição corporal. Esta pulseira TomTom Touch é capaz de te dar a percentagem de músculo e gordura no teu corpo. Informação que podes consultar através do smartphone e da App.

É uma funcionalidade pouco vista em pulseiras deste género. Trata-se de uma pequena corrente elétrica (imperceptível ao ser humano) que vai viajar pelo teu corpo. Através da análise da forma como ele atravessa o teu corpo os sensores vão dar-te um valor aproximado da percentagem de gordura corporal e da percentagem de músculo. Aqui o difícil é saber o quão precisa é esta análise corporal.

Acompanhamento do Exercício

Aqui, a pulseira TomTom Touch pode não ser o gadget mais preciso para o efeito mas é bem mais conveniente do que ir ao ginásio medir estes valores. Já por outro lado, a aplicação devia avisar-te que esta leitura deve ser feita de manhã. Antes de comeres ou beberes (jejum completo). Um pequeno aviso que não custava nada e que melhoraria a precisão dos dados.

Esta pulseira TomTom Touch também se destaca pela sua capacidade de acompanhar o teu exercício e atividades físicas. Consegue registar o tempo que tu dedicas a vários desportos ou simplesmente registar as distâncias percorridas e respectivo tempo.

Algo que se revela útil para quem é utilizador frequente dos ginásios. Contudo, para quem se limita a fazer um jogging casual não é um dos acessórios ideais. O mesmo se aplica para ciclistas que precisem de mais dados concretos sobre as estatísticas. Os dados de cada sessão de exercício são registados na App e dão-te informações sobre as calorias e sobre a duração. São dados básicos mas já é melhor do que nada. Aliás, é ótimo para fitness, para yoga e atividades deste género.

TomTom MySports é grátis para Android e iOS

Algo que também senti ser bastante preciso é o leitor de batimentos cardíacos da TomTom Touch. O seu sensor ótico é rápido e funciona bem.

Esta pulseira TomTom Touch depende em grande parte da AppStore, a aplicação tem 4.1 estrelas em 5 possíveis.

Muito sucintamente e porque a análise já vai longa, a aplicação precisa de muito mais trabalho. Utilizei a MySports para Android e sinto que o seu design, apesar de gostar do ambiente claro, sinto que a navegação pela App não é fácil. Temos 4 menus na barra inferior e dentro de cada um deles temos o "verdadeiro" conteúdo está dentro destas "4 caixas". Contudo, dentro de cada uma poderás encontrar e analisar de forma agradável a informação.

Autonomia para 3/4 dias

Por último, a pulseira TomTom Touch promete até 5 dias de autonomia. Durante o período de testes consegui chegar a este valor. Talvez um pouco menos consoante a utilização. Entre 3/4 dias até 5 dias com um uso mais moderado. Carrega via USB, bastante rápido e podes até ir tomar banho com esta pulseira, se esta TomTom Touch estiver bem colocada na pulseira de silicone, claro.

Termino com um sincero agradecimento pelo fornecimento do equipamento para teste / review.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo

Huawei P20 trará uma experiência de fotografia semelhante às DSLR

d da HTC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.