Publicidades no smartphone Android? Eis o que tens de fazer!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Não és o primeiro (nem serás o último) que terás publicidade no teu smartphone e não sabes o que aconteceu. Quase sempre que vou a casa dos meus pais lá tenho o típico pedido "Filipe, tira-me a publicidade do meu smartphone".

Assim sendo, o que deves fazer para resolver o problema e quais os cuidados a ter para que não volte a acontecer? Vamos abordar todos os pontos aqui. Ainda assim, vale a pena referir que este será um despiste de problemas. O mais importante é certificares-te que não instaladas nada fora da Google Play Store a não ser que saibas exatamente o que estás a fazer.

Como eliminar publicidades no smartphone Android

O primeiro passo é saber de onde vem esta publicidade. Temos alguns passo mais extremos, mas vamos começar pelos mais simples e "menos dolorosos".

  • Abre as "definições"
  • Acede a "aplicações"
  • Clica em "aplicações instaladas" (depende do smartphone Android)
  • Vê todas as Apps que tens instaladas

Agora começa a apagar Apps que instalaste logo após o problema começar. Normalmente este tipo de problema chama-se "AdWare" e são Apps instaladas (mesmo na Play Store) que contam com este problema. A Google faz de tudo para que estas aplicações não estejam presentes na loja de Apps mas não parece fácil de resolver a aplicação.

Apaga Apps que não sejam essenciais

Assim sendo, vai apagando aplicações que não sejam essenciais. Apaga aquele jogo manhoso, apaga o QRCode Reader. Deixa apenas as Apps que sabes que não fazem esse tipo de problema. Como por exemplo o Gmail, Facebook, Instagram e por aí fora.

Para apagares a aplicação só tens de clicar na App e de seguida clicar em "desinstalar"

Aguarda para ver se resultou

Nem sempre encontras a aplicação que te está a dar problemas. Aguarda umas horas para ver se a publicidade deixou de aparecer. Normalmente este processo resolve o problema. Agora só tens de ter cuidado antes de instalar uma nova App.

A solução mais extrema

Se mesmo assim continuares com publicidades, recomendo continuares a fazer o passo acima até descobrires o problema. Porém, o problema às vezes é pior do que se imaginava.

Assim sendo, a única solução é mesmo a "restauração de fábrica". Isso garante (a não ser que seja problema do smartphone, já lá vou) que o problema será resolvido.

Contudo, vais perder TUDO que tens no teu smartphone. Confirma que fazes uma cópia de segurança das fotografias, contactos e por aí fora, de tudo aquilo que queres. Ficam aqui algumas dicas de cópias de segurança:

  • WhatsApp: 4 passos para teres uma cópia de segurança das conversas
  • Google Fotos: Segue estes passos e nunca perderás as tuas fotografias

Para fazeres o "Restauro de fábrica" segue os seguintes passos. De referir que pode ser ligeiramente diferente nas definições de cada fabricante.

  • Acede a "definições"
  • Depois vai a "Sistema e atualizações" (pode estar em definições de segurança)
  • Segue para "Reposição (ou restauro de fábrica)
  • Termina com "Repor telemóvel às definições de origem"

Cuidados a ter para evitares publicidade no teu smartphone

Em suma, tudo isto podia ter sido resolvido com algum cuidado. Dessa forma, ficam aqui algumas dicas para que não voltes a ter o mesmo problema.

  • Faz downloads só da Google Play Store (a não ser que confies na fonte)
  • Lê as reviews antes de baixares a aplicação
  • Deixa as tuas Apps recentemente baixadas de lado por uns tempos (assim vais poder identificar a App que traz problemas)

Por fim, vale a pena lembrar que não há milagres. Não há aplicações Raio-X nem Apps que te vão dizer o número do Euromilhões.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os pacotes TV Net Voz mais baratos em 2020
  • Os melhores tarifários para telemóvel em Portugal
  • As 10 melhores smartbands para comprar em 2020
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.