PUBG Mobile ou Fortnite? Quais as diferenças e qual o melhor?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O PUBG Mobile (Playerunknown's Battlegrounds) e o Fortnite são dois jogos com uma qualidade formidável e começam, cada vez mais, a ganhar popularidade no mundo mobile. Antes que comecem as críticas à minha preferência pessoal, deixa-me referir que esta é uma pequena análise aos jogos no smartphone.

Tanto o PUBG como o Fortnite no PC são jogos totalmente diferentes dos de smartphone, principalmente na jogabilidade. Já ando há uns tempos a jogar ambos no iPhone e sinto-me confiante que esta minha análise tocará em pontos importantes.

Vê ainda: Fortnite: Quarta temporada no iOS da Apple traz 50 Milhões em lucro

num dispositivo iOS.

PUBG Mobile ou Fortnite? Idênticos na ideologia mas muito diferentes na jogabilidade!

Antes de analisarmos as suas diferenças, temos de perceber que os jogos tem as suas semelhanças. O objetivo do jogo passa por não morrer. Tens de estar sempre do círculo de batalha e aguentar a pressão dos concorrentes.

Todos estes adversários são reais. Todos os personagens que vês no jogo são uma pessoa na outra parte do mundo a partilhar a mesma sala de jogo que tu.

Esta é a magia de ambos os jogos. Finalmente temos um jogo mobile com gráfico decentes, uma boa conexão e online. Tanto no PUBG como no Fortnite podes jogar "solo" ou em "equipas", isto faz dos jogos ainda mais emocionantes.

O Fortnite acaba de receber a quarta temporada. Se gostas de um jogo com algum tipo de "Story Line", este será uma boa opção.

Gráficos

Comecemos com os gráficos. Primeiro, temos de ter noção que estamos a falar de um smartphone. Os gráficos de ambos os jogos são simplesmente fantásticos. O PUBG Mobile encara mais a realidade com armas verdadeiras, cenários verdadeiros e situações possíveis de acontecer na realidade (fora os típicos Bugs). O Fortnite traz-nos o mundo encantado. As cores são vibrantes e as acções típicas de desenhos animados.

Isto não é uma crítica negativa. Há quem prefira a ideologia do Fortnite ao PUBG Mobile. O mundo encantado já nos conquistou várias vezes em jogos e o mesmo está a acontecer no Fortnite.

Pessoalmente, prefiro a "realidade" de PUBG Mobile. Mesmo quando clicas para fazer mira a ampliação sobre a arma é mais realista que o Fortnite.

Jogabilidade

A jogabilidade o grande problema de ambos os jogos. Uma pessoa que nunca teve contacto com um ou o outro jogo não se safará bem nas primeiras rondas. O jogo exige concentração e coordenação. Tens de jogar com ambos os pulgares para acções diferentes. Pior do que isso, 30 minutos de jogo e tenho os dedos mindinhos e anelares adormecidos devido à posição da mão durante o jogo.

Mas é aqui que o PUBG Mobile tem o meu favoritismo face ao Fortnite. Visto que existe menos tarefas a jogabilidade é mais simples.

No Fortnite não precisas apenas de matar os inimigos, tens a possibilidade de construir plataformas e destruir elementos para essas construções.

A troca de armas para construções num smartphone é uma tarefa complexa. Exige muito mais atenção de tua parte. Foram muitas as vezes que estava a construir um muro para defesa e aparecia um adversário. A minha reação para pegar rapidamente numa arma e me defender estava longe de ser a mais rápida.

Dificuldade

Por isso é que esta categoria de "dificuldade" está aqui. O Fortnite tem mais opções que o PUBG Mobile, assim sendo, a jogabilidade é bem mais complexa e, consequentemente, mais difícil.

Extras

Uma das vantagens, na minha opinião, do Fortnite face ao PUBG é o mapa. O mapa do PUBG é gigante. Há certas alturas que estou nos 10 finais sem sequer ter encontrado uma pessoa. Há quem considere uma vantagem, já eu não me importava que fosse um pouco mais pequeno.

Conclusão

Há muito a falar sobre ambos os jogos e prometo que o farei. Para já, está aqui a minha análise a ambos os títulos para mobile. Acredito que o PUBG é superior devido à sua simplicidade, porém, se queres um desafio mais sério e um jogo mais complexo, dá uma vista de olhos no Fortnite.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Harry Potter: Hogwarts Mystery já chegou ao Android e iOS

PUBG Mobile: Modo ‘Arcade’ chegou na atualização para Android e iOS

PUGB Android e iPhone: Estratégias para ganhar o jogo online – ‘Solo’

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.