PSVR 2 vai ser compatível para PC com adaptador: conhece os requisitos mínimos

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

Desde o início do ano que a PlayStation tem falado sobre a portabilidade de um dispositivo de realidade virtual para o PC. Finalmente, o anúncio oficial chegou, com a notícia de que, a partir de 7 de agosto, chegará um adaptador compatível com PC para o PS VR 2. O preço de lançamento será de 60 $ e estará disponível nos retalhistas habituais da PlayStation, bem como nas lojas oficiais.

PSVR2

À partida, o utilizador precisará de mais do que apenas o hardware em questão para conseguir utilizar o PS VR 2. Além deste adaptador, irá ser necessário não só um cabo DisplayPort compatível com DP 1.4, vendido separadamente, mas também uma conta Steam para o bom funcionamento do software onboard do dispositivo. No entanto, esta necessidade também pode ser vista como um atributo; o PS2VR não funcionará apenas com títulos PlayStation, e será integralmente funcional com qualquer título vendido na Steam que tenha capacidade para realidade virtual.

Apesar de não serem extremamente exigentes, o dispositivo requer algumas especificações mínimas para o seu funcionamento sem cortes ou interrupções.

Especificações mínimas do PC

  • Sistema Operativo: Windows 10 64-bit / Windows 11 64-bit
  • Processador: Intel Core i5-7600 / AMD Ryzen 3 3100 (Arquitetura de CPU Zen 2 ou superior)
  • Memória RAM: 8 GB ou mais
  • Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1650 ou mais recente / NVIDIA RTX Series / AMD Radeon RX 5500XT ou mais recente
  • Conectividade: DisplayPort 1.4 (precisa de ter output DisplayPort Standard ou Mini DisplayPort)
  • BlueTooth: Bluetooth 4.0 or superior

Este equipamento, apesar de desenhado para outra plataforma, traz a sua filosofia "plug and play" também para os PCs. Para o utilizar, é preciso apenas conectá-lo ao PC e fazer download da aplicação PS VR 2 e SteamVR da loja da Steam.

A maior diferença entre a utilização deste dispositivo num PC ou numa PS5 é mesmo a questão da disponibilidade das funcionalidades específicas do headset VR. O HDR, feedback de headset, eye tracking, gatilhos adaptivos e feedback háptico são tudo funcionalidades que não estarão disponíveis, por enquanto, para os utilizadores de computador. No entanto, os visuais 4K, campo de visão de 130º, áudio 3d, deteção de toque e outras funcionalidades sensoriais serão indistinguíveis daquilo que já está presente na consola.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.