
Possivelmente, vamos ter de esperar ainda mais tempo do que estava previsto, pela PlayStation 6 (PS6). Inicialmente, os rumores apontavam para o lançamento da nova consola da Sony, em 2027.
Agora, as novas previsões divulgadas pela Bloomberg dizem que pode chegar em 2028 ou em 2029. Naturalmente, é um duro golpe no entusiasmo de muitos fãs, que tinham a expectativa de ver a PS6 lançada antes disso.
Segundo consta, a principal razão que está por detrás deste adiamento é o aumento do preço de alguns componentes chave, como a RAM e os SSDs. Tal acontece por causa da grande procura por sistemas de Inteligência Artificial.
Um problema que não afeta só a PS6
Esta “crise” faz-se sentir não só no universo gaming. Também os telemóveis de próxima geração deverão enfrentar grandes aumentos de preço, pela mesma razão.
Um exemplo disso mesmo é o Samsung Galaxy S26, por exemplo. As últimas estimativas apontam para um aumento que poderá rondar os 300 euros. Não está confirmado, mas uma coisa é certa: a Samsung já admitiu anteriormente a possibilidade de aumento de preços.
Novamente sobre consolas, como destacam os nossos colegas da Eurogamer, até a Nintendo poderá aumentar os preços da Switch 2. É uma situação generalizada e que, no final das contas, vai prejudicar a carteira do consumidor.
O cenário atual faz com que o ciclo de produto da PS5 seja bem maior do que previsto anteriormente. O lançamento do GTA 6 promete ser um dos grandes destaques do ano no gaming, mas, mesmo depois desse entusiasmo todo, ainda restam 2 ou 3 anos de PS5 para “sustentar”. Com conteúdos inovadores, esperamos.
