A PlayStation 6 ainda vai demorar alguns anos até chegar ao mercado, mas, aos poucos, começam a surgir informações valiosas sobre as novas consolas da Sony — sim, no plural, porque, segundo rumores, a nova geração poderá incluir também um modelo portátil.
Num vídeo recentemente publicado no canal da PlayStation, Mark Cerny, arquiteto-chefe da PS5 e PS5 Pro, e Jack Huyunh, vice-presidente sénior e gestor-geral de computação e gráficos da AMD, apresentaram alguns avanços nas tecnologias desenvolvidas em conjunto pelas empresas — que muito provavelmente estarão presentes na PS6.
As informações revelam três novas tecnologias em desenvolvimento: Neural Arrays, Radiance Cores e Universal Compression.
IA avançada e renderização neural
As Neural Arrays, como explica Jack Huyunh, funcionam como uma engine de IA única. Em vez de várias unidades de computação (CUs, na sigla em inglês) a trabalhar separadamente, o objetivo é criar uma ligação entre as CUs, permitindo partilha e processamento simultâneo de dados. Isto trará vantagens em renderização neural, modelos de machine learning de grande escala e ainda ajudará a reduzir custos de produção das consolas. Além disso, permitirá avanços no upscaling, técnica usada para aumentar a resolução de conteúdos.
Outras melhorias prometem beneficiar tecnologias como:
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FSR (FidelityFX Super Resolution): tecnologia de upscaling da AMD;
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Ray Regeneration: capaz de regenerar píxeis não rastreados;
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Novas funcionalidades de machine learning que ainda estão em desenvolvimento.
Mais realismo no ray tracing
A Radiance Cores será um bloco de núcleos que unifica as informações de luz dos jogos, combinando ray tracing e path tracing em tempo real. Isto representará um salto de desempenho na iluminação dos jogos, garantindo maior realismo para os títulos de próxima geração.
Enquanto a CPU ficará dedicada à geometria e simulação, a GPU ficará responsável pelas sombras e efeitos de luz, maximizando a eficiência do sistema.
Mais eficiência na compressão de texturas
Por fim, a Universal Compression promete melhorar de forma significativa a atual tecnologia de compressão de texturas e renderização usada na PS5 (a DCC — Delta Color Compression). O novo sistema irá avaliar todos os dados enviados para a memória e compactá-los sempre que possível.
Segundo Jack Huyunh, esta compressão permitirá reduzir drasticamente o uso de memória, possibilitando maior detalhe gráfico, frame rates mais elevados e eficiência energética.
Mark Cerny sublinha ainda outros benefícios: menor consumo de energia, assets com fidelidade superior e integração direta com as Neural Arrays e os Radiance Cores.
Tecnologias promissoras para a PlayStation 6 e além
Apesar de animadoras, estas tecnologias ainda se encontram em fase inicial e apenas em simulação. No entanto, Cerny garante que os resultados são promissores e afirma estar entusiasmado em “levá-las a uma futura consola daqui a alguns anos”.
Embora tenham sido apresentadas no contexto da Sony, é natural que estas inovações da AMD cheguem também a futuras placas gráficas Radeon RX e até à próxima geração de consolas Xbox — afinal, a Microsoft já confirmou que continuará a usar chips da AMD nos seus dispositivos de jogos.