Passaram-se algumas semanas desde que a taxa de atualização variável (VRR) foi anunciada para a PS5. Em comunicado, a Sony PlayStation revelou agora que o suporte para esta funcionalidade chega à consola globalmente esta semana.
Nos monitores e televisores compatíveis com HDMI 2.1, o VRR sincroniza dinamicamente a taxa de atualização do ecrã com a saída gráfica da PlayStation 5. Esta funcionalidade promete melhorar o desempenho visual dos jogos na PS5.
Estes terão artefactos visuais minimizados ou eliminados, como problemas no ritmo dos frames ou arrastos no ecrã. A jogabilidade promete ser mais suave, à medida que as cenas são renderizadas sem problemas, e os gráficos parecerão mais nítidos.
Os jogos PS5 anteriormente lançados poderão ser otimizados para a VRR, recorrendo a um patch. Já os jogos futuros poderão chegar com suporte para VRR no lançamento, caso as produtoras assim o desejem.
Primeiros jogos com suporte para VRR na PS5
Já nas próximas semanas está previsto o suporte para VRR em pelo menos 15 jogos, que vão receber patches a desbloquear a novidade. Spider-Man, Spider-Man: Miles Morales ou Call of Duty: Black Ops Cold War serão alguns dos primeiros a ser suportados.
- Astro’s Playroom
- Call of Duty: Vanguard
- Call of Duty: Black Ops Cold War
- Deathloop
- Destiny 2
- Devil May Cry 5 Special Edition
- DIRT 5
- Godfall
- Marvel’s Spider-Man Remastered
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- Resident Evil Village
- Tiny Tina’s Wonderlands
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- Tribes of Midgard
Estes serão apenas os primeiros a receber suporte após a atualização que trará a VRR para a tua consola. Assim que receberes a atualização, a VRR vai ficar automaticamente ativa nos jogos suportados, caso a tua consola esteja ligada a um monitor ou televisor compatível com HDMI 2.1.
Podes desligar a funcionalidade nas definições de “Ecrã e Vídeo”.
Editores 4gnews recomendam:
- Elon Musk é o novo dono do Twitter após oferta bilionária
- Xiaomi POCO F4 GT: finalmente já sabemos qual será o seu preço
- MIUI 13.5 e ColorOS 13 baseadas em Android 13 já em desenvolvimento