PS5: Sony regista patente de luvas de Realidade Virtual

Bruno Coelho
Comentar

A última patente registada pela Sony revela que a empresa nipónica está a trabalhar numa luva de Realidade Virtual. Esta é desenhada para que o jogador receba sensibilidade ao toque e movimento de objetos virtuais diretamente nas suas mãos.

Naquilo que se acredita ser um objeto em desenvolvimento para a Playstation 5, o conceito pode explicar-se de forma bastante simples. Será uma luva responsável por proporcionar a sensação o mais aproximada possível da realidade de tocar um objeto virtual.

sony luva vr patente
A patente da luva de Realidade Virtual da Sony e os seus pontos sensoriais

Este será o tipo de tecnologia que, bem desenvolvida, tem tudo para ser um grande passo na indústria da Realidade Virtual. Imaginemos que seguras uma pistola num jogo. Com esta luva serias teoricamente capaz de sentir a arma na mão como se de uma arma real se tratasse, e premir o gatilho de forma realista.

Uma luva deste género vai contar com ar comprimido e elementos de calor e frio

Para algo deste género funcionar, a luva teria de contar com componentes como ar comprimido, líquido, um motor elétrico e elementos que proporcionem calor e frio. Como é óbvio, são componentes que a empresa ainda está a considerar.

A luva será o objeto periférico que, como se lê na patente, é usado como meio para que os Óculos identifiquem a sua interação com o objeto. Toda a interação ajudará a definir a intensidade das sensações que o jogador vai receber nas suas mãos.

O que se espera é que o jogador possa sentir qualquer sensação real no que ao objeto diz respeito. Seja a segurá-lo, esmagá-lo, atirá-lo ou primi-lo, tudo será necessariamente sentido pelo jogador.

Além da Luva, a Sony pode ter outras peças de roupa em mente

Segundo fica vincado na patente, além da luva podem estar a ser pensadas outras peças de roupa como um chapéu, calçado, camisola ou calças. Embora não hajam mais informações sobre as restantes peças, fica a ideia de que a luva pode ser a grande adição da Realidade Virtual na Playstation 5.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.