PS5: Sony promete normalidade no stock da consola nos próximos meses

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A PlayStation 5 foi lançada para o mercado em novembro de 2020, porém, continua a ser um objeto de difícil compra. Tal como acontece com a sua rival Xbox Series X/S, é raro encontrar uma loja com stock disponível da consola da Sony.

Este inconveniente deverá ser resolvido nos próximos meses. Em recentes entrevistas, Jim Ryan CEO da Sony Interactive Entertainment promete alguma normalidade no stock da PS5 para a segunda metade do ano.

A partir de metade de 2021 será mais fácil comprar uma PlayStation 5

"O ritmo de melhoria na cadeia de abastecimento aumentará ao longo do ano, então, quando chegarmos à segunda metade de [2021], verás números realmente decentes." Declarações deixadas por Jim Ryan ao Financial Times.

O responsável máximo pela PlayStation deixa assim a indicação de que a segunda metade do ano será mais favorável à compra de uma PS5. Algo que também já foi admitido pela Microsoft em relação às novas Xbox.

Espera-se, assim, que por alturas do verão a PlayStation 5 seja um produto mais constantes nas prateleiras das várias lojas da especialidade. Ainda assim, a tão esperada reposição de stock não deverá acontecer de um dia para o outro.

A expectativa é que por alturas do natal deste ano haja unidades da PlayStation 5 disponíveis para todos os que a queiram obter. Aquilo que se esperava ter acontecido em finais de 2020, mas que por várias razões não aconteceu.

Problemas na produção e procura elevada comprometem disponibilidade da PS5

Jim Ryan aproveitou ainda estas entrevistas para nos elucidar para as causas da escassez da PlayStation 5. Uma delas foi a elevada procura que, segundo o executivo, superou bastante as expectativas da nipónica.

A isso associaram-se vários problemas na cadeia de fornecimento de componentes para a consola, bem como a pandemia da COVID-19. Para não esquecer o recente flagelo dos scalpers que açambarcam unidades da PS5 assim que estas estejam disponíveis.

Podemos dizer que se formou a tempestade perfeita para fazer da PlayStation 5 um artigo raro. Simplesmente não podemos dirigir-nos a uma loja da especialidade e comprar a nova consola da Sony. É preciso ter alguma sorte para encontrar uma unidade que seja.

Apesar dos contratempos, a nova consola da Sony é já um sucesso. Ryan aponta que 1 em cada 4 detentores da PlayStation 4 atualizaram para a nova geração e que metade dos detentores da PlayStation 5 são novos subscritores do serviço PSN.

Editores 4gnews recomendam:

  • PS5: Sony anuncia novo PlayStation VR para a nova geração
  • PS5 e XSX: criador de Doom e Quake tem a solução para acabar com os scalpers!
  • PUBG Mobile 2 poderá ser lançado muito antes do esperado!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.