PS5: Sony deixa de fabricar a PS4 e força transição para a nova geração

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

O lançamento da PS5 provou ser um sucesso tão grande que nem a própria Sony antecipava, com a consola de nova geração a bater todos os recordes de vendas da marca. Ao que parece esse sucesso traduz-se também em más notícias para a PS4 que deve deixar de ser fabricada dentro em breve.

Um retalhista japonês afirma ter recebido informações da Sony que apontam para uma descontinuação de vários modelos da PlayStation 4. Segundo um utilizador do Twitter várias lojas nipónicas começaram já a informar os clientes de que serão incapazes de reestabelecer o stock de vários modelos devido ao "cessar da produção por parte da fabricante."

Modelos PS4 que deixarão de ser fabricados

  • PS4 500GB em Branco Glaciar
  • PS4 1TB em Branco Glaciar
  • PS4 1TB em Preto Piano
  • PS4 2TB em Preto Piano
  • PS4 Pro 1TB em Branco Glaciar

Como se pode ver na lista em cima parece que apenas a versão Slim da consola não sofrerá alterações à produção. No entanto o que chama mais a atenção é o fim do fabrico de pelo menos um modelo da mais recente PS4 Pro, talvez uma forma de incentivar os que ainda têm dúvidas a escolher um dos modelos da PS5.

Caminho aberto à transição definitiva para a PS5

A companhia ainda não se pronunciou de forma oficial sobre este assunto, mas a descontinuação da PlayStation 4 não é exatamente uma surpresa. Esta notícia parece confirmar rumores que circularam em 2020 e que apontavam para uma intenção da Sony em não reforçar a oferta da PS4 Pro depois do lançamento da PS5.

Mais ainda, a posição que a PS5 conseguiu já alcançar no mercado é indicadora de uma taxa de adoção muito superior a qualquer outra. Com a perspetiva de venda de 10 milhões de PS5 até março deste ano não fará sentido para a marca continuar a fabricar uma consola que pouca gente quererá adquirir neste momento, pelo menos ao preço a que se encontra.

Todavia os jogadores de PS4 podem estar descansados já que a Sony garante que vai continuar a dar suporte à consola da geração passada durante os próximos anos.

Este apoio continuado tem como objetivo facilitar uma transição para a nova geração sem grandes sobressaltos, com os jogadores de PS4 a receberem grande parte dos títulos lançados também para a PS5.

Editores 4gnews recomendam:

  • Steam começa o ano em grande com novo marco histórico!
  • DualSense em promoção: comando da PS5 mais barato do que em Portugal
  • Cyberpunk 2077: primeiro DLC prometido para o início de 2021
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.