PS5: Sony confirma desenvolvimento de importante funcionalidade

Carlos Oliveira
Comentar

A PlayStation 5 chegou finalmente ao mercado e representa um grande salto de qualidade face à geração anterior. Ainda assim, a Sony não dá por terminado o trabalho na sua nova consola, revelando uma funcionalidade que muitos apreciarão.

Tal como podemos ver na página de perguntas frequentes da PS5, a consola não suporta taxa de atualização variável. Todavia, a nipónica confirmou que já se encontra a trabalhar para habilitar essa tecnologia.

PlayStation 5 prepara-se para receber taxa de atualização variável

Na página libertada pela Sony, podemos ler que o hardware da PlayStation 5 suporta taxas de atualização variáveis. A consola suporta o protocolo HDMI 2.1, portanto, não sabemos a razão que levou a Sony a não habilitar essa funcionalidade de origem.

PlayStation 5

Felizmente para os jogadores, o suporte a taxa de atualização variável chegará brevemente à PS5, através de uma atualização de software. Uma forma muito simples de igualar outros dos trunfos que a sua concorrência direta já oferece.

A PlayStation 5 é uma consola capaz de oferecer uma experiência de até 120fps em resolução 4K. No entanto, nem todos os jogos e televisões conseguem-no alcançar, daí que esta funcionalidade dará muito jeito aos jogadores.

Com o suporte à taxa de atualização variável, a tua televisão poderá sincronizar melhor a quantidade de frames que recebe da consola. Em suma, isto permitirá que os jogos corram mais suavemente, eliminado possíveis "arrastões" na imagem.

Naturalmente que para tirares máximo partido desta tecnologia, também a tua televisão terá de suportar taxas de atualização variáveis. Para tal, confirma se a tua TV suporta o protocolo HDMI 2.1.

PlayStation 5 continua a ser uma miragem para muitos

A nova consola da Sony chegou oficialmente a Portugal no passado dia 19 de novembro. Aqueles que conseguiram reservar um exemplar ainda em setembro, foram os primeiros a receber a sua PlayStation 5.

Contudo, os que esperavam poder comprar a consola no dia do seu lançamento tiveram as suas expectativas furadas. A consola continua indisponível nas principais lojas nacionais e ainda não há certezas de quando terão unidades disponíveis para venda.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.