
Apresentada para o PS5 Pro, a tecnologia de upscaling PSSR deve ganhar uma nova versão no próximo ano, melhorando ainda mais a qualidade e o desempenho dos games na atual consola mais potente da Sony.
Desenvolvedor revela detalhes sobre o MFSR2 (PSSR 2)
Em novo vídeo publicado pelo conhecido (e confiável) informante de hardware para gaming, Moore’s Law Is Dead conversou com um desenvolvedor que utiliza as ferramentas da Sony e revelou os detalhes sobre uma nova tecnologia conhecida como Multi Frame Support Resolution 2 (MFSR2), que é especulada como o nome de código interno do PSSR 2.
O novo algoritmo relatado pelo desenvolvedor, o MFSR2, é uma resposta aos problemas identificados atualmente no PSSR, que apresenta problemas com artifacting (distorções e anomalias em imagens digitais) para jogos atuais.
Segundo a fonte, a Sony está ciente dessas falhas e já começou a distribuir aos desenvolvedores uma aplicação chamada PSML Replay, capaz de depurar falhas que surgem do PSSR. Com esta ferramenta, as equipas de desenvolvimento podem identificar e corrigir as falhas causadas pelo PSSR nos seus jogos aprimorados para o PS5 Pro.
API totalmente nova e salto de desempenho
Mas, além de disponibilizar esta ferramenta de correção, o desenvolvedor conferiu documentação da Sony que faz menções ao MFSR2 / PSSR 2, que tem uma API (interface de programação) totalmente nova. Para a fonte, o novo PSSR 2 terá um salto de desempenho e capacidades semelhante ao que aconteceu quando a AMD atualizou o FSR 3 (a sua tecnologia de upscaling) para o FSR 4.
É dito ainda que o MFSR2 contará com um algoritmo atualizado que reduz alguns dados de entrada, o que diminui a quantidade de memória utilizada na consola, além de reduzir o tempo de processamento da GPU. Além disso, a nova versão também pode apresentar melhorias na qualidade de imagem.
Com esses detalhes, a fonte de Moore’s Law Is Dead diz que o MFSR2 / PSSR 2 não será uma atualização 0.5, pois contará com grandes reformulações na maneira como os jogos são otimizados para o PS5 Pro. A expectativa é que a tecnologia seja lançada em 2026.
O que é o PSSR?
Para quem não conhece, o PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) é uma tecnologia de upscaling, semelhante ao DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia e ao FSR (FidelityFX Super Resolution) da AMD. Esses softwares são utilizados para aumentar a resolução das imagens em games ao mesmo tempo que otimizam o consumo de processamento do hardware.
Esse tipo de tecnologia também é utilizado para trazer gráficos ainda melhores para jogos, adicionando filtros de nitidez, contraste e mais, além de otimizar o desempenho de títulos pesados em dispositivos que não são tão potentes.
No caso do PSSR, tecnologia exclusiva do PS5 Pro, o upscaling é baseado em IA, otimiza jogos com qualidade menor, produzindo imagens de alta resolução e mantendo o desempenho original do game. Com isso, a consola pode criar imagens em 4K e correr alguns jogos a 60 FPS.
Diminuindo a carga computacional para renderização de jogos, o algoritmo do PSSR também permite que desenvolvedores utilizem a tecnologia e aproveitem mais da capacidade de hardware do PS5 Pro, trazendo efeitos mais detalhados de ray tracing e iluminação, por exemplo.
