PS5: primeiras unidades apresentam alguns problemas sérios

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Embora a PlayStation 5 só chegue a Portugal na próxima semana, a consola já se encontra à venda em alguns mercados. Com as primeiras unidades a chegarem às casas dos jogadores, começam a surgir relatos de alguns problemas iniciais.

De acordo com o que tem sido relatado em vários fóruns, a nova PlayStation 5 tem apresentado alguns erros sérios. Problemas que, em alguns casos, obrigou os detentores a realizar restauros de fábrica para voltarem a poder usufruir da sua nova consola.

Importa, desde já, descansar aqueles que já encomendaram a sua PS5 referindo que os problemas não parecem ser muito alargados. Ademais, alguns dos infortúnios certamente poderão ser resolvidos com atualizações de sistema.

Unidades de armazenamento externo causam alguns problemas na PS5

O contratempo mais sério que está a ser reportado está relacionado com jogos desenhados para a PS4 que estejam a ser corridos a partir de um HDD externo. Muitos jogadores, neste cenário, têm-se deparado com erros de "reconstrução da base de dados".

Ou seja, quando estes tentam correr um jogo da PS4, a partir de um HDD, a PS5 "crasha". Um problema que também acontece quando se lança o modo de descanso da PlayStation 5 diretamente de um jogo, por exemplo, a partir de Spider Man Remastered.

Existem ainda queixas de problemas na migração dos dados da PlayStation 4 para a PlayStation 5 através de um cabo de rede. Ou ainda downloads bloqueados ao descarregar alguns jogos para a nova consola da Sony.

Como contornar estes problemas

Embora os relatos possam suscitar algum receio naqueles que estão prestes a receber a sua nova consola, há formas de os contornar. Um dos métodos é simplesmente não executar jogos da anterior geração a partir de um HDD externo.

Relativamente aos problemas na transferência de dados entre as consolas, poderás sempre fazê-lo através de Wi-Fi. Ou seja, pequenos passos que facilmente te permitirão passar ao lado destes contratempos.

Tudo isto até que a Sony venha a lançar uma correção para os problemas reportados. Espera-se que estes possam ser facilmente colmatados com uma simples atualização de sistema.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony premeia comprador mais fiel com uma PS5 grátis. Conhece a história
  • Sony confirma duas falhas da PS5
  • PS5 e PS4 já têm app da Apple TV disponível para download
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.