PS5 mostra os detalhes do seu processador em fotos incríveis!

Rui Bacelar
Comentar

A macro fotografia revela um mundo inobservável ao olho nu. É uma arte que requer técnica e equipamento específico, mas que nos mostra, por exemplo, os detalhes do processador da nova PlayStation 5 da Sony. Vejam e pasmem, com o coração da PS5.

Enquanto metade do mundo continua à espera para poder comprar a PS5, o fotógrafo Fritzchens Fritz abriu a sua consola e colocou-a sob o microscópio, literalmente. O resultado são algumas das melhores fotografias e detalhes da consola de nova geração!

O mundo secreto da PS5 agora revelado em imagens macro

A first quick and dirty die-shot of the PS5 APU (better SWIR image will follow). It looks like some Zen 2 FPU parts are missing. pic.twitter.com/PefXCxc3G1

— Fritzchens Fritz (@FritzchensFritz) 14 de fevereiro de 2021

O trabalho foi longo e envolveu diferentes técnicas e equipamentos, mas por fim conseguimos ver detalhes inobserváveis ao comum utilizador, revelando muita da arquitetura e configuração do processador da PS5. Acima vemos uma das primeiras etapas.

Os frutos desta empreitada foram colocados no Flickr do fotógrafo onde podemos ver todas as captações, trabalho com cor artificial e, inclusive, pequenos vídeos com extremo detalhe. É uma galeria soberba, altamente recomendável para fãs da PS5.

A imagem mais cativante, contudo, pode ser vista em seguida. Aí temos o banho de metal líquido utilizado como condutor de calor do processador para o sistema de arrefecimento. A Sony optou por este meio considerando-o mais eficaz que a tradicional pasta térmica.

O coração da PS5 em todo o seu esplendor

PS5
O processador da PS5 e o banho de metal líquido. Crédito: Fritzchens Fritz / Flickr

As fotografias dos componentes da PlayStation 5 são tão detalhadas que conseguimos captar os traços da litografia do processador, a arquitetura que ordena e orienta os seus componentes. São o resultado de várias horas de trabalho, equipamentos específicos e muito labor em pós-produção.

No decurso da sessão fotográfica o processador foi limpo do banho metálico, sendo também removido a aba protetora, expondo, por fim, o coração da PlayStation 5. O resultado pode ser observado mais abaixo, detalhando a "planta" do processador.

Para os mais entusiastas, um dos seguidores de Fritzchens Fritz, ao ver a sua publicação no Twitter tentou colocar por cima do processador um esquema litográfico. Abaixo podemos ver a sua tentativa em explicar todos os componentes utilizados na construção do processador da PS5. A esquemática é bastante intricada e exige uma observação atenta.

A arquitetura de componentes na PlayStation 5

My interpretation of the floor plan PS5 floor plan:1. Bomba surprise that Sony likely cut down the 256-Bit FP pipes to just 128-Bit. 2. No Infinity Cache/L3$, also not on the Xbox Series. 3. Might have the old Render Backend design, need higher res to say for sure. 4. ... https://t.co/gwrXI903U8 pic.twitter.com/Vvmm1hGSM8

— Locuza (@Locuza_) 14 de fevereiro de 2021

O extremo detalhe dos componentes, semicondutores e todo o silicone usado na nova consola da Sony é extraordinário. É um mundo oculto, demasiado longo dos nossos olhos, mas agora exposto por Fritz.

Independentemente das preferências por uma ou outra plataforma de jogo, há algo de profundamente belo no detalhe microscópico deste artifício humano.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.