PS5 faz mudança que deixa fãs do Japão furiosos

Bruno Coelho
Comentar

A PS5 só vai chegar às mãos dos consumidores em Portugal a partir de 19 de novembro. E numa altura em que começou a ser testada pelos primeiros influenciadores no Japão, há uma mudança que está a enfurecer os fãs do país asiático.

Tal como foi referido pelo site japonês Famitsu, a Sony mudou no país a função dos botões 'X' e 'O'. Isto significa que, tal como no ocidente, passarão a desempenhar as funções de aceitar e recusar, respetivamente.

Wow, this is big news for UI/UX. PlayStation 5 will use the X button to confirm by default for ALL REGIONS including Japan, who previously used O to confirm for the past 26 years. Muscle memory frustration for the nearly 10M PS users in Japan coming up.https://t.co/Heo7XaWjsk

— Kenji Iguchi (@needle_e) 4 de outubro de 2020

Para qualquer utilizador PlayStation em Portugal, é prática desde sempre usar o 'X' para aceitar algo, e o 'O' para recusar. Mas no Japão sempre foi ao contrário desde o aparecimento da primeira consola.

Isto significa que são 26 anos de habituação a uma mecânica, que a PS5 vai forçar a habituar. Recorde-se que na PS4 essa mudança já começou a ser iniciada, mas era dada a escolha nas Definições.

Comando DualSense da PS5. Crédito: Famitsu
Comando DualSense da PS5. Crédito: Famitsu

Jogadores do Japão e de outros países da Ásia reagiram a esta mudança com alguma fúria nas redes sociais, mas cientes de que terão de se habituar. O objetivo entende-se: a Sony quer globalizar.

Antes de ires, vê tudo sobre as novas Xbox Series, as consolas da Microsoft. Aproveita também para descobrir mais sobre a PS5, com todas as informações importantes.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.