PS5: expandir o armazenamento SSD será possível ainda em 2021

Rui Bacelar
Comentar

A nova consola da Sony supera a PlayStation 4 em virtualmente todos os quesitos. Temos melhores gráficos, um novo controlador (DualSense), armazenamento mais veloz, mas falta a opção de expansão rápida via SSD, algo que deve mudar este ano.

Tal como aponta agora a Bloomberg, com uma atualização de firmware esta possibilidade pode (e deve) chegar à nova consola da Sony para que os utilizadores possam tirar proveito das maiores velocidades de leitura e escrita das soluções SSD M.2.

O suporte para expansão via SSD chega à PS5 em 2021

Sony is preparing to open up its PlayStation 5 for internal storage upgrades this summer https://t.co/e2d8ycQnm2

— Bloomberg (@business) 26 de fevereiro de 2021

Bastará que a fabricante nipónica distribua uma atualização do software de sistema (firmware) para que os utilizadores possam aumentar o armazenamento interno de forma simples e eficaz. Note-se que o padrão M.2 para "discos" SSD desbloqueiam velocidades de até 6 GB/s e possivelmente até mais consoante a evolução da indústria.

Assim que tal atualização desbloqueie esta possibilidade, qualquer interessado poderá expandir os 825 GB de armazenamento presentes em ambas as versões da PS5. Note-se que este valor rapidamente é ocupado com novos jogos e respetivos conteúdos guardados.

Ainda de acordo com a fonte, o calor extra a ser gerado por um segundo SSD não será problemático com a ventoinha a ser capaz de dissipar este excesso. Desse modo, o jogador não sentirá um impacto negativo na sua consola após a expansão.

A expansão é necessária para manter os jogos e instalar novos títulos na PS5

Samsung SSD
A Samsung é uma das maiores fabricantes de soluções SSD, desde 99 € na Amazon.

Partindo dos 825 GB de armazenamento nativo na PS5, apenas 667 GB estão realmente disponíveis para o utilizador. Ao mesmo tempo, a maioria dos novos jogos ocupa perto de 100 GB, pelo que com 5 títulos instalados estamos já no limiar de capacidade.

A isto soma-se o espaço ocupado pelos conteúdos guardados e chegamos rapidamente à conclusão que será necessário expandir o armazenamento nativo. Por outro lado, a PS5 suporta expansão com disco rígidos via USB, mas só lá podemos instalar jogos legacy.

De momento, se quiserem jogar novos jogos feitos para a PS5, só os podem instalar na drive da própria Sony. Note-se ainda que não é certo se a PS5 aceitará drives SSD M.2 de qualquer fabricante, ou se apenas algumas marcas serão suportadas.

Uma previsão educada permite-me sugerir que a consola suportará SSD's M.2 com especificações similares às que podemos encontrar na atual solução de armazenamento da consola.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.