Após o lançamento do iPad Pro com o novo M4, os fãs da Apple aguardam já pela nova geração Mac com o mesmo processador. Para já, pouco se sabe sobre eles, porém, sabemos agora que estes poderão trazer grandes novidades.
A hipótese foi levantada pelo jornalista Mark Gurman no seu mais recente relatório para a Bloomberg. De acordo com o seu testemunho, os Mac com M4 serão alvo de novidades mais significativas.
O que irá mudar na próxima geração de Mac´s?
Para já, ainda não temos dados que nos permitam responder a essa questão. Mark Gurman limitou-se a noticiar que haverá mudanças, mas sem especificar quais.
Em abono da verdade, o jornalista disse que "pelo menos um modelo de Mac terá mudanças mais dramáticas". Trata-se de uma afirmação muito vaga que pode levar a diversas interpretações.
Gurman avança que a Apple irá apresentar três novos modelos Mac ainda este ano. Em causa, uma atualização para o MacBook Pro, Mac Mini e iMac.
Deste leque de equipamentos, aquele que já muda de design há mais tempo é o Mac Mini. Será este o escolhido pela Apple para uma mudança de design este ano?
Esta é uma tese plausível, porém, ainda sem dados adicionais que o possam corroborar. Mas caso seja verdade, não deverá tardar até que mais pormenores sobre essa matéria cheguem a público.
É ainda provável que os acessórios do iMac transitem para o USB-C. Ainda assim, essa é uma mudança longe de ser dramática, portanto, com menor probabilidade de encaixar nas afirmações de Mark Gurman.
O melhor que temos a fazer, por enquanto, é esperar por mais informações sobre o futuro da linha Mac. Se tudo correr como é hábito, estes equipamentos deverão ser anunciados em outubro ou novembro.
E em 2025 haverá novos Mac?
Segundo Mark Gurman, sim. O jornalista afirma que a Apple planeia lançar no próximo ano novas versões do MacBook Air, Mac Studio e Mac Pro.
Os últimos dois virão certamente acompanhados das versões Pro e Ultra do M4. Isto significa que, até ao final de 2025, a tecnológica americana deverá concluir a transição da sua linha de computadores para a geração M4.