
A moda dos smartphones elegantes começou este ano com a apresentação do Samsung Galaxy S25 Edge e mais recentemente com o lançamento do iPhone Air. Mas apesar da sua estrutura leve e elegante, o sucesso destes modelos não foi o esperado.
Apesar disso, rumores indicam que a Xiaomi poderá entrar também nessa contenda. Porém, olhando para os casos acima, muitos questionam-se se esta será uma boa decisão.
Xiaomi 17 Air pode chegar em breve, mas poderá ser bem-sucedido?
Através da rede social Weibo, o conhecido leaker Smart Pikachu levanta o rumor de que o Xiaomi 17 Air estará a ser desenvolvido. Uma informação que coincide com alegações de Digital Chat Station dando conta de que duas das mais importantes marcas chinesas estão a desenvolver um smartphone fino.
As informações sobre o alegado Xiaomi 17 Air são escassas. Contudo, Smart Pikachu diz-nos que este poderá ser um equipamento com suporte apenas para eSIM e terá uma câmara de 200 MP. Já o ecrã poderá ser de 6,6 polegadas com resolução 1,5K.
A ausência de uma bandeja para o cartão SIM físico não estranha neste tipo de smartphone, onde cada milímetro é precioso. Aliás, a Apple fez isso com o iPhone Air, portanto, é um rumor bastante plausível.
Aquilo que poderá ser a salvação do hipotético Xiaomi 17 Air é a bateria. Este é um pormenor que assombra os modelos "Slim" atualmente no mercado e é aí que a tecnológica chinesa pode marcar a diferença.
Isto porque a Xiaomi já adotou as baterias de carbono-silício nos modelos Xiaomi 17, permitindo-lhe incorporar uma bateria maior sem sacrificar a espessura do smartphone. Se ela o aplicar também no seu modelo "Air", isso pode ser uma fórmula diferenciadora.
Nesse sentido, quero fazer uma comparação. O Xiaomi 17 Pro Max conta com uma bateria de 7500 mAh num corpo com espessura de 8 mm. Portanto, ela poderá incorporar uma bateria de 5000 mAh, por exemplo, num corpo de 6 mm ou menos.
Dito isto, é importante esperar por mais desenvolvimentos para tentarmos perceber se o Xiaomi 17 Air poderá trazer uma fórmula vencedora. Por enquanto, estamos apenas a lidar com rumores e especulação.
