Próximo Apple Watch Series 8 com sensores para medir a glicose no sangue?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, os fornecedores de componentes da Apple estão já a trabalhar na próxima geração de sensores para o Apple Watch Series 8.

Uma das hipóteses com mais força é que o próximo smartwatch da Apple consiga medir o nível de glicose no sangue dos utilizadores.

Apple a trabalhar num sensor de comprimento de onda curto para o Watch Series 8

Segundo uma notícia avançada pelo site DigiTimes, a Apple em conjunto com os seus fornecederes de componentes estão a trabalhar no desenvolvimento de um sensor de comprimento de onda curto para adicionar à proxima geração de smartwatch da empresa.

Ao longo dos anos, o Apple Watch tem vindo a ganhar mais recursos de saúde e cada vez mais abrangentes. Em comparação com modelos anteriores, o Watch Series 7 é capaz de fazer um ECG, detetar quedas, medir o batimento cardíaco, o nível de oxigénio no sangue, entre outros recursos.

E parece que o passo seguinte é adicionar um sensor que consiga avaliar o nível de glicose no sangue do utilizador. No entanto, segundo o Wall Street Journal, a empresa de Cupertino pode enfrentar algumas dificuldades neste projeto.

Tudo porque atualmente apenas existe uma forma invasiva de fazer a medição de glicose no sangue. Por outras palavras, os sensores que fazem esta medição necessitam de ter uma amostra de sangue do utilizador.

Apple pode optar por método não invasivo de medição de glicose, mas sem certificação médica

Acredita-se que a Apple poderá optar por um método não invasivo de medição, ou seja, uma opção que não necessite de uma amostra de sangue. A confirmar-se, a Apple poderá então estar a trabalhar num sensor que forneça estimativas e não avaliações precisas do nível de glicose e que, por essa razão, não tenha certificação médica.

Atualmente, a aplicação Apple Health tem já capacidade para registo de medições de glicose no sangue; mas a aplicação necessita que o utilizador insira manualmente os dados ou que seja utilizado um equipamento de terceiros. Para já, não existe também nenhum wearable no mercado que consiga medir a glicose no sangue, sem necessitar de uma amostra efetiva deste último.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google e Facebook aliam-se contra as regras de privacidade da Apple
  • Novo smartwatch da Motorola: informações agora divulgadas apontam para um preço acessível
  • Apple MacBook Pro: vê imagens reais do novo computador portátil
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt