A próxima geração de consolas aproxima-se e, até agora, as principais notícias têm se focado naquilo que a PlayStation 6 poderá oferecer. Desta feita, vamos olhar para a próxima Xbox Series X e como esta poderá dominar o seu mercado.
O conhecido youtuber Moore's Law is Dead revelou, no seu mais recente vídeo, informações sobre o processador que deverá equipar a próxima Xbox. E se os dados que ele revela se confirmarem, a PlayStation 6 terá uma árdua tarefa para se equiparar à sua rival.
Nova Xbox Series X promete um desempenho que a PlayStation 6 não conseguirá oferecer
Segundo o que esta fonte bem conhecida no ramo afirma, a próxima Xbox Series X contará com o processador AMD “Magnus”. Este chip será o maior de sempre no segmento gaming, com uma área de 408 mm².
Se isto se confirmar, este processador será 46% mais largo que o AMD Orion que deverá equipar a PlayStation 6. Com tanta área disponível, é natural que o AMD Magnus conte com recursos que o seu rival não terá.
Relativamente a isso, é adiantado que o processador da nova Xbox terá 11 núcleos Zen 6 e uma unidade de processamento gráfico RDNA 5 com 68 unidades de computação. Ademais, terá um poder de dissipação que variará entre os 250 e os 350 wats.
Por comparação, o processador que deverá ser usado na PlayStation 6 terá 9 núcleos CPU e uma GPU com 52 unidades de computação. Já o seu poder de dissipação não ultrapassará os 150 wats.
Além de tudo isto, é referido que a Microsoft deverá instalar um acelerador de IA com uma potência de 1,2 wats ou 6 wats. Isto significa que a próxima Xbox poderá oferecer um desempenho de 46 TOPS ou 110 TOPS.
Preço pode ser a principal desvantagem da próxima Xbox Series X
Os dados técnicos avançados nestes rumores são impressionantes e dão uma clara vantagem – pelo menos no papel - à próxima consola da Microsoft. No entanto, estes avanços têm uma parte menos positiva: o preço.
Este processador deverá ser bem mais caro que o utilizado na PS6 e isso terá consequências no preço final da consola. Portanto, é possível que a próxima Xbox seja mais cara que a sua rival da Sony.
Esse poderá o ponto forte da próxima consola da nipónica, sobretudo para os jogadores com menor poder de compra. Contudo, aqueles que procuram apenas o melhor, sem olhar a custos, a nova Xbox poderá ser a escolha mais óbvia da próxima geração de consolas.