
A próxima geração de consolas começa a ganhar forma conforme os rumores se multiplicam. De um lado teremos uma PlayStation 6 que promete um desempenho sem precedentes e do outro uma nova Xbox que pode mudar aquilo que conhecemos como a experiência de uma consola.
De acordo com um relatório da Windows Central, o plano da Microsoft é aproximar cada vez mais a experiência Xbox de um PC gaming. Uma decisão que não será consensual, sendo o catalisador para um grande debate sobre o seu rumo.
Próxima Xbox pode chegar com suporte para a principais lojas gaming do Windows
O relatório em causa diz-nos que a próxima consola da Microsoft poderá suportar as principais lojas gaming do Windows. Ou seja, a nova Xbox dará acesso a lojas como a Steam ou Epic Games Store.
Aquela que poderá ser a grande vantagem desta mudança é a eliminação das subscrições para aceder aos modos multiplayer. Isso é uma das principais críticas que se pode fazer atualmente ao universo das consolas e a nova Xbox pode finalmente encerrar esse capítulo.
Contudo, aquilo que irá certamente gerar um enorme debate é o aparente desejo da Microsoft de aproximar cada vez mais a sua consola da experiência de um PC. Aliás, alguns rumores dizem-nos que o sistema operativo da próxima Xbox será o Windows 11.
Como se isso não bastasse, temos os rumores de que o preço desta consola pode rondar os 1000 €. Ou seja, a vantagem económica que estamos habituados a ver nas consolas poderá desaparecer com o lançamento da próxima consola da Microsoft.
O aumento do preço certamente não agradará a ninguém, mas a sua aproximação ao PC irá dividir opiniões. Alguns poderão defender esta estratégia assente na teoria de que, deste modo, poderão ter uma biblioteca de jogos em todas as plataformas.
A Valve parece estar também a explorar essa ideia com o lançamento da sua própria consola. Algo certamente suportado pelo sucesso de produtos como a Steam Deck ou Asus ROG Ally.
Do outro lado teremos os defensores do mercado das consolas tal como ele é atualmente, dominado pela PlayStation e Xbox. Caso a Xbox opte por este caminho, ela poderá abrir o caminho para o sucesso da PS6 na próxima geração ao ser a única a entregar a "verdadeira" experiência de consola.
Importa sublinhar que nenhuma destas informações é oficial, por isso, ainda é cedo para começar a tirar conclusões. No entanto, há uma forte possibilidade de a Xbox mudar o paradigma atual do mercado das consolas. Se será para melhor ou para pior, só o futuro nos dirá.
