Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Protótipo elétrico da Mercedes bate 25 recordes e dá a “volta ao mundo” em apenas 7 dias

O protótipo elétrico Mercedes-AMG GT XX bateu 25 recordes e percorreu o equivalente a uma volta ao mundo em 7 dias. Descobre os segredos por trás deste feito histórico.

Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG

O futuro dos veículos elétricos ganhou um novo marco impressionante. O Mercedes-AMG GT XX, protótipo desenvolvido pela marca alemã, percorreu o equivalente a uma volta ao mundo em apenas 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 7 segundos. A conquista não apenas estabeleceu um novo recorde mundial, como quebrou 25 recordes no total.

O teste foi realizado no circuito de Nardò, em Itália, onde o modelo elétrico percorreu os 40.075 km da circunferência terrestre a uma velocidade constante de 300 km/h. Para garantir o feito, 17 pilotos revezaram-se ao volante em turnos de duas horas, entre eles o piloto de Fórmula 1 George Russell.

25 recordes num só teste

Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG

A lista de recordes conquistados pelo Mercedes-AMG GT XX impressiona. O protótipo registou as maiores distâncias percorridas em 12, 24, 48, 72, 96, 120, 144 e 168 horas, sempre superando marcas anteriores com larga vantagem.

O destaque vai para o recorde das 24 horas, em que o carro percorreu 5.479 km. O feito deixou para trás o XPeng P7, que até então detinha a melhor marca com 3.961 km. A diferença é expressiva: foram mais 1.518 km conquistados pelo protótipo da Mercedes.

Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG

Segundo especialistas citados pela página InsideEVs, o grande trunfo está na bateria. O modelo utiliza células cilíndricas de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), com densidade energética de 300 Wh/kg.

O pack completo inclui mais de 3.000 células e suporta carregamentos ultrarrápidos de 850 kW. Em apenas 5 minutos de recarga, é possível obter quase 400 km de autonomia.

Tecnologia de ponta e desempenho extremo

Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG

O Mercedes-AMG GT XX não se destaca apenas pela bateria. O conceito incorpora três motores elétricos de fluxo axial Yasa, refrigerados a óleo, que em conjunto entregam mais de 1.360 cv de potência. Dois estão instalados no eixo traseiro e um no dianteiro, permitindo acelerações brutais de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos.

A velocidade máxima atinge 360 km/h, apoiada por um sistema aerodinâmico ativo com asas controladas por Bluetooth, que garantem maior estabilidade a altas velocidades.

Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG

Visualmente, o protótipo mantém elementos clássicos da AMG, como a grelha frontal, mas recebe detalhes modernos como iluminação LED integral. No interior, o foco está no condutor, com cockpit minimalista, painel digital e um ecrã de infoentretenimento de 14 polegadas.

Um conceito que antecipa o futuro da AMG

Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG

Importa reforçar que o Mercedes-AMG GT XX é um protótipo e não entrará em produção. No entanto, várias das suas inovações deverão ser incorporadas no futuro Mercedes-AMG GT, o próximo coupé de 4 portas da marca de luxo alemã.

Com este feito histórico, a Mercedes não só estabeleceu novos recordes em veículos elétricos, como também reforçou o seu papel na vanguarda da tecnologia automóvel, apontando para um futuro onde desempenho extremo e eletrificação caminham lado a lado.

Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG
Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG
Mercedes-AMG GT XX
Imagem: Mercedes-AMG

Promoção do dia!

Garmin Forerunner 165 Relógio inteligente para corrida com GPS
Garmin Forerunner 165 com GPS Relógio inteligente para corrida com GPS
205,83 €Amazon ES
284,62 €-28%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.
Anúncio de Fundo