Projeto Athena: estes computadores portáteis sentem quando estás por perto

Bruno Coelho
Comentar

Através de um sensor de proximidade situado perto da webcam, os computadores portáteis Athena detetarão se alguém está sentado em frente a eles. Assim que te desvies do dispositivo, o ecrã vai desvanecer-se até que se desliga por completo em poucos segundos.

O contrário vai acontecer assim que te voltes a aproximar do dispositivo. O computador vai ligar-se e caso uses o Windows Hello vai desbloquear-se através do reconhecimento facial. Tudo isto em poucos segundos.

O que é o projeto Athena

O Projeto Athena da Intel pretende trazer aos consumidores computadores portáteis com especificações de topo, e autonomia de pelo 9 horas de uso normal. Na Computex 2019 foram revelados os primeiros modelos Athena, onde foi implementado aquilo a que a Intel chamou de consciência (o referido sensor de proximidade).

intel athena
Estas sãos especificações-alvo para entrar no Projeto Athena

O objetivo da Intel é que os portáteis do Projeto sirvam um consumidor que trabalha em movimento. A autonomia de 9 horas deve ser conseguida com um mínimo de 250nits, e devem providenciar até 4 horas de autonomia numa carga de 30 minutos. O preço não deve ir muito além dos 800 dólares.

Quais os primeiros computadores portáteis incluídos no Projeto Athena

  • Dell XPS 13 2-em-1
  • HP Envy x360
  • Acer Swift
  • Lenovo S940

Todos os modelos Athena foram apresentados durante a Computex 2019, devendo apenas chegar ao mercado a tempo do natal. A Computex 2019 decorre na cidade de Taipé, em Taiwan, até ao próximo dia 1 de junho.

Mais sobre a Computex 2019:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.