Projeto Athena: estes computadores portáteis sentem quando estás por perto

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Através de um sensor de proximidade situado perto da webcam, os computadores portáteis Athena detetarão se alguém está sentado em frente a eles. Assim que te desvies do dispositivo, o ecrã vai desvanecer-se até que se desliga por completo em poucos segundos.

O contrário vai acontecer assim que te voltes a aproximar do dispositivo. O computador vai ligar-se e caso uses o Windows Hello vai desbloquear-se através do reconhecimento facial. Tudo isto em poucos segundos.

O que é o projeto Athena

O Projeto Athena da Intel pretende trazer aos consumidores computadores portáteis com especificações de topo, e autonomia de pelo 9 horas de uso normal. Na Computex 2019 foram revelados os primeiros modelos Athena, onde foi implementado aquilo a que a Intel chamou de consciência (o referido sensor de proximidade).

O objetivo da Intel é que os portáteis do Projeto sirvam um consumidor que trabalha em movimento. A autonomia de 9 horas deve ser conseguida com um mínimo de 250nits, e devem providenciar até 4 horas de autonomia numa carga de 30 minutos. O preço não deve ir muito além dos 800 dólares.

Quais os primeiros computadores portáteis incluídos no Projeto Athena

  • Dell XPS 13 2-em-1
  • HP Envy x360
  • Acer Swift
  • Lenovo S940

Todos os modelos Athena foram apresentados durante a Computex 2019, devendo apenas chegar ao mercado a tempo do natal. A Computex 2019 decorre na cidade de Taipé, em Taiwan, até ao próximo dia 1 de junho.

Mais sobre a Computex 2019:

  • Intel revela protótipo de portátil gaming com dois ecrãs (vídeo)
  • HP traz versões com madeira nos seus novos computadores portáteis
  • Intel lança processadores Ice Lake: jogar num ultraportátil nunca foi tão fácil
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.