Através de um sensor de proximidade situado perto da webcam, os computadores portáteis Athena detetarão se alguém está sentado em frente a eles. Assim que te desvies do dispositivo, o ecrã vai desvanecer-se até que se desliga por completo em poucos segundos.
O contrário vai acontecer assim que te voltes a aproximar do dispositivo. O computador vai ligar-se e caso uses o Windows Hello vai desbloquear-se através do reconhecimento facial. Tudo isto em poucos segundos.
O que é o projeto Athena
O Projeto Athena da Intel pretende trazer aos consumidores computadores portáteis com especificações de topo, e autonomia de pelo 9 horas de uso normal. Na Computex 2019 foram revelados os primeiros modelos Athena, onde foi implementado aquilo a que a Intel chamou de consciência (o referido sensor de proximidade).
O objetivo da Intel é que os portáteis do Projeto sirvam um consumidor que trabalha em movimento. A autonomia de 9 horas deve ser conseguida com um mínimo de 250nits, e devem providenciar até 4 horas de autonomia numa carga de 30 minutos. O preço não deve ir muito além dos 800 dólares.
Quais os primeiros computadores portáteis incluídos no Projeto Athena
- Dell XPS 13 2-em-1
- HP Envy x360
- Acer Swift
- Lenovo S940
Todos os modelos Athena foram apresentados durante a Computex 2019, devendo apenas chegar ao mercado a tempo do natal. A Computex 2019 decorre na cidade de Taipé, em Taiwan, até ao próximo dia 1 de junho.
Mais sobre a Computex 2019:
- Intel revela protótipo de portátil gaming com dois ecrãs (vídeo)
- HP traz versões com madeira nos seus novos computadores portáteis
- Intel lança processadores Ice Lake: jogar num ultraportátil nunca foi tão fácil