Project xCloud, o concorrente do Google Stadia, chegará ao público em outubro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Na apresentação da Microsoft, na E3 deste ano, ficamos a saber quando poderemos experimentar o Project xCloud. Com efeito, o serviço de streaming da empresa norte-americana chegará já em outubro, ainda que em fase beta.

Finalmente o público em geral poderá experimentar as potencialidades de um dos concorrentes ao Google Stadia. O Project xCloud tem sido testado internamente pelos funcionários da Microsoft, mas em breve também eu e tu poderemos testar aquilo que ele tem para oferecer.

A tua Xbox será o teu servidor privado

Outra das novidades anunciadas na E3, referentes ao Project xCloud, é a possibilidade de usar uma Xbox como servidor. Chamar-se-á Console Streaming e permitir-te-á ter o teu próprio servidor com os teus jogos preferidos.

A contrário do que acontece com serviços semelhantes, o Console Streaming funcionará totalmente na cloud. Quer isto dizer que poderás jogar os teus jogos onde quer que estejas, em qualquer dispositivo. Outra parte boa é que este serviço será totalmente gratuito.

Ainda assim, existem vários pormenores que ainda não foram esclarecidos. Desde logo, quais os modelos Xbox que suportarão o Console Streaming. Além disso, não sabemos qual a velocidade de internet mínima requerida, nem a que resolução os jogos poderão ser jogados.

Poderá o Project xCloud chegar a Portugal?

Por enquanto ainda não temos informações sobre a disponibilidade do Project xCloud em Portugal. A disponibilidade deste novo serviço de streaming ainda não é conhecida, mas seria muito interessante que o mesmo chegasse a terras lusas.

O Xbox Game Pass para PC está disponível em Portugal e isso é já uma réstia de esperança para que o Project xCloud siga o mesmo caminho. Seria muito interessante, visto que o Google Stadia não chegará, por enquanto, ao nosso mercado.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.