Project Valley: O smartphone dobrável que a Samsung cancelou

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente um dos equipamentos mais esperados da Samsung é o seu smartphone dobrável. Este revolucionário dispositivo pode vir a ser revelado já no início de 2019. No entanto, a empresa sul-coreana já está a cozinhar esta ideia há muitos anos e o Project Valley é a prova disso.

A ideia de um smartphone dobrável é relativamente recente no mundo mobile. Tivemos já empresas como a Lenovo a mostrarem-nos protótipos deste tipo de gadget, mas até então nada chegou às prateleiras mundiais.

Vê ainda: Apple. Esta pode ser a confirmação da dimensão dos ecrãs dos novos iPhone

Assim, este tipo de smartphone é ainda visto como um mito. Algo que as empresas estão constantemente a prometer mas que que teima em não chegar ao mercado.

Repara que o smartphone dobrável da Samsung chegou a ser equacionado para ser desvendado no início deste ano. Algo que, claramente, não se verificou e que agora é especulado para chegar daqui a um ano. Será desta?

Project Valley foi a primeira ideia da Samsung para um smartphone dobrável

No entanto, o trabalho da tecnológica sul-coreana neste ramo não é propriamente recente. Depois das informações de que tomamos conhecimento hoje, ficamos a saber que o primeiro protótipo de um smartphone dobrável da Samsung remonta a 2015.

No ano em que ficamos a conhecer o Samsung Galaxy S6, a empresa estava a trabalhar no Project Valley. Este foi o primeiro equipamento dobrável desenvolvido pela sul-coreana que nunca chegou a ser comercializado.

Pelas imagens que poderás ver abaixo, notamos que a Samsung iria seguir o caminho mais simples. Caso este Project Valley chegasse ao mercado teríamos um smartphone com uma dobradiça. A solução menos elegante, mas seria certamente a mais robusta.

Desta forma, quando desdobrado, ficaríamos com a sensação de termos dois smartphones nas mãos. Temos um ecrã de cada lado, precisamente com as mesmas margens. Ou seja, há uma separação física entre eles, algo que potencia o tal sentimento de vermos dois equipamentos juntos.

As razões que levaram a Samsung a cancelar o Project Valley são uma incógnita. Mas acredito que ninguém terá ficado desiludido por este dispositivo nunca ter chegado ao mercado. Principalmente depois de todas as promessas com que hoje em dia nos deparamos.

O equipamento dobrável que vem sido prometido deverá dobrar a meio do seu ecrã, sem qualquer tipo de dobradiça. Claro que isto exige um trabalho de engenharia mais rigoroso e veremos até que ponto é que a promessa será devidamente cumprida.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android. Nokia 5.1 Plus (ou Nokia X5) já recebeu certificação Bluetooth

Android Oreo 8.1 começa a chegar aos Motorola Moto G5

Westworld. Será possível existir Inteligência Artificial como a que se vê na série?

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.