As relações entre vizinhos podem ser complicadas, sobretudo se um deles tiver o hábito de todas as manhãs colocar a música nas alturas. Era isso que acontecia com Roni Bandini, um programador, que decidiu usar a criatividade para acabar com este padrão.
Cansado na música do seu vizinho, este socorreu-se de um Raspeberry Pi e da Inteligência Artificial (IA) para hackear as suas colunas Bluetooth. O objetivo passa por distorcer o som reproduzido ao ponto de o próprio vizinho ver-se obrigado a desligar a música.
Bandini treinou o seu equipamento para identificar música Reggaeton e distorcer o som das colunas
Bandini explica na plataforma Hackster este seu irreverente projeto. Cansado de ouvir todos os dias, pelas 9h00 da manhã, a música do vizinho nas alturas, ele deparou-se com dois cenários: confrontar o vizinho ou usar a IA para criar uma solução criativa para o problema.
Ele acabou por optar pela segunda opção, tal como já deves ter percebido. Para isso, criou um dispositivo ao qual chamou "Reggaeton Be Gone" para desencorajar o seu vizinho a este hábito matinal.
Esse dispositivo utiliza um modelo de machine learning treinado para reconhecer o estilo de música Reggaeton. Quando esse tipo de música é detetado, ele emite um sinal que irá interferir com colunas Bluetooth próximas e distorcer o som emitido.
Para este projeto, Roni Bandini utilizou um Raspeberry Pi 3 B+, um ecrã OLED DFRobot, um microfone USB e um botão para controlar quando o sistema deve procurar por música. Além disso, usou um sistema de IA baseada no Edge Impulse para fazer o reconhecimento da música em reprodução.
Tal como ele explica, existem modelos de IA capazes de classificar diferentes tipos de música, porém, não encontrou um que identificasse o Reggaeton. Assim sendo, ele decidiu treinar o seu modelo de IA para que este consiga identificar este estilo musical.
Agora, o seu "Reggaeton Be Gone" é capaz de reconhecer sempre que uma música do estilo Reggaeton é tocada. Quando isso acontece, o som emitido pelas colunas é distorcido ao ponto de ser o próprio vizinho a desligar a música.
Bandini explica que este sistema só funcionará se estiver perto das colunas que tenta intercetar e que nem todas as colunas Bluetooth são vulneráveis ao mesmo. Se quiseres conhecer em pormenor como ele desenvolveu este projeto, podes ler as explicações deixadas pelo próprio na plataforma Hackster.